Banco Meão debate sistema financeiro do porvir
O Banco Meão (BC) sediou, entre 7 e 11 de julho, o Global Payments Week 2025. Realizado pelo Banco Mundial e pelo Committee on Payments and Market Infrastructures, do Banco de Compensações Internacionais (BIS), o evento reuniu autoridades governamentais e especialistas na extensão de pagamentos do Brasil e de diversos países.
O encontro foi simples pelo Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Solução do BC, Renato Gomes, que destacou a agenda de inovações desenvolvida e implementada pela autonomia no setor de pagamentos nos últimos anos.
Gomes salientou a relevância do Pix para a sociedade brasileira. O diretor ressaltou que o serviço já possui mais de 160 milhões de usuários e que tem sido responsável pela inclusão financeira de milhões de pessoas Brasil afora.
"O Pix foi desenvolvido pelo Banco Meão, com muito orgulho, e transformou o cotidiano dos brasileiros. Hoje, todo mundo usa o Pix no país", disse Renato Gomes, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Solução do Banco Meão (BC).
Segundo ele, um dos fatores que pode explicar o sucesso do meio de pagamento criado pelo BC é a poderoso colaboração entre a domínio monetária, os bancos, as fintechs e os demais atores envolvidos no ecossistema do serviço.
O diretor também ressaltou que a agenda evolutiva do Pix é um diferencial, implementando funcionalidades que suprem lacunas sentidas pelos usuários no uso de instrumentos de pagamentos. Entre elas, Gomes citou melhorias que já estão à disposição dos usuários e outras que ainda vão chegar, uma vez que o Pix Automático, o Pix Parcelado, o Mecanismo Privativo de Reembolso (MED) 2.0.
Clique cá para mais informações sobre o Pix.
Open Finance
O Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Solução do BC também destacou o Open Finance. Gerido por uma organização independente, a iniciativa conta com o suporte da autonomia e a colaboração do mercado. “O Open Finance já possibilitou sessenta milhões de consentimentos para a troca de informações. Ele coordena muitos stakeholders e dá mais poder para os consumidores”, disse.
Porvir
Para Gomes, a agenda inovadora do BC representa uma novidade gama de possibilidades para os usuários do sistema financeiro.
“O Pix transforma os pagamentos, o Open Finance empodera os consumidores e o Drex avança em fronteiras tecnológicas. Assim, um novo cenário emerge: um poderoso sistema financeiro com base na inovação. Todas essas iniciativas, a seu modo, fortaleceram o sistema de pagamentos e de infraestrutura financeira no Brasil. Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, é precípuo que os legisladores e reguladores fiquem atualizados e troquem experiências. É por isso que eventos uma vez que o Global Payment 2025 são tão importantes”, concluiu o diretor do BC.
Banco Mundial
Diretor do Banco Mundial no Brasil, Jorge Coarasa relatou que não poderia ter momento mais oportuno para a realização da edição de 2025 do evento na América Latina do que levante: “O Brasil emergiu uma vez que um líder global de pagamentos instantâneos. É impressionante uma vez que se pode fazer tudo pelo Pix”. O diretor contou ainda que usou tanto o Pix quanto Open Finance nos últimos dias e que tudo correu muito.
Coarasa defendeu que a eficiência do Pix e seus custos baixos são fundamentais para a inclusão financeira da população, além de facilitar a integração de serviços, tanto públicos quanto privados.

Publicar comentário