Banco Medial quer ouvir a sociedade sobre “tokenização” de cartões
O Banco Medial (BC) publicou tomada de subsídios para obter contribuições para eventual aprimoramento da regulação de arranjos de pagamentos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasiliano (SPB).
A tomada de subsídios procura abordar a urgência de disciplinar a prestação de serviços de solicitação e armazenamento de tokens de dados de instrumentos de pagamento, uma vez que os oferecidos por carteiras digitais, uma vez que Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. Esses tokens atuam uma vez que representação segura das credenciais dos usuários, facilitando transações de pagamento com cartões.
Motivação
Com o incremento significativo dos pagamentos digitais no Brasil, impulsionado pelo uso de smartphones e de carteiras digitais, os solicitantes de token ganharam poder de mercado significativo, o que pode levar a custos elevados para emissores de cartões e, consequentemente, para os usuários desses arranjos – consumidores e estabelecimentos comerciais.
A tomada de subsídios poderá ser acessada por cá e/ou pelo site Participa + Brasil durante sessenta dias, até 2 de junho de 2025.
Diálogo
A realização da tomada de subsídios procura, por meio de diálogo transparente entre os agentes envolvidos e a sociedade, obter informações e evidências que vão subsidiar estudos sobre o tema, inclusive no que se refere a eventual urgência de sua regulação.
“A política pública que inspira essa tomada de subsídios tem uma vez que objetivo aumentar a eficiência e reduzir os custos de validação dos instrumentos de pagamentos, promovendo um ecossistema mais eficiente, competitivo e inclusivo", disse Renato Dias de Brito Gomes, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Solução do BC.
Publicar comentário