BC abre para consulta pública medida que reduz liquidação em ações e cotas de fundos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/Q/d/I0M2fnQVefaWXIzVYLLQ/gettyimages-523292008.jpg?ssl=1)
O Banco Mediano abriu para consulta pública o edital de projeto que diminui o prazo de liquidação de transferência de títulos de valores mobiliários de dois dias para um dia, saindo do protótipo D+2 para o D+1. A medida serve para operações no Sistema Brasílio de Pagamento (SBP) e abrange a compra e venda à vista de ações, operações com cotas de fundos de investimento realizadas em bolsas de valores, e transações à vista envolvendo moedas estrangeiras. As transferências de fundos deve ser realizada no mesmo dia, em D+0.
Segundo a mando monetária, a preâmbulo do edital procura entender eventuais custos, benefícios e obstáculos da transmigração entre modelos e serve para alinhar o Brasil à experiência de outros países.
O BC argumenta que a subtracção do prazo de liquidação de ativos visa reduzir a variação potencial de preços entre a realização de uma operação e a liquidez do ativo imobiliário. “Quanto maior o ciclo de liquidação de um instrumento financeiro, maior a variação e maiores os riscos de crédito e de liquidez incorridos pelas partes”, disse o BC em edital destapado à subvenção público.
O edital contém 22 perguntas do BC a interessados. Hoje, o mercado brasiliano opera esses ativos com prazo de liquidação D+2). A , por exemplo, opera sob essa regra desde 2019.
“A experiência internacional mostra que prazos menores contribuem para reduzir riscos de crédito e liquidez, além de diminuir exigências de garantias e margens, fortalecendo a solidez do sistema [brasileiro de pagamento]”, disse o BC em nota. Ao mesmo tempo, o órgão reconhece que encurtar a liquidez de ativos pode gerar riscos de falhas operacionais e aumento de custos das instituições de pagamento autorizadas.
O prazo limite para participar da consulta pública do BC é de 90 dias a partir da publicação do edital. A consulta ensejo a participantes acaba em 30 de dezembro.
“As informações coletadas subsidiarão estudos que orientarão futuras medidas, buscando um horizonte de tempo razoável para a adoção de ciclos mais curtos, de forma a lastrar eficiência, custos e segurança para o SPB e seus participantes”, diz o BC em nota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/Q/d/I0M2fnQVefaWXIzVYLLQ/gettyimages-523292008.jpg)
Publicar comentário