BC dos EUA vai esperar para ver qual o impacto das políticas de Trump
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/g/w/Fb5829RWSykBGx3K4zYg/powell-fed-divulgacao.png?w=1200&resize=1200,0&ssl=1)
Depois resolver manter as taxas de juros no país nesta quarta-feira (29), o presidente do banco médio americano (Federalista Reserve, o Fed), Jerome Powell, apontou que vai “pacientemente” olhar e entender porquê as politicas do novo governo americano podem afetar o rumo dos juros no país.
“Traçamos muitos cenários para essas políticas. Alguns são muito bons, outros ruins. O indumento é que a gente não irá agir antes de ver muito mais do que vimos até agora”
Powell voltou a substanciar que o Fed está em uma boa posição para esperar. “Vamos focar em ver o progresso real na inflação (aponta que continua a ver a desinflação dos preços, ainda que em um caminho irregular) ou alguma fraqueza do mercado de trabalho. Apontou que os últimos relatórios sobre a inflação foram mais positivos. “A expectativa é de que continuaremos progredindo”.
O novo governo de Trump exige cautela porque muitas de suas políticas sobre transmigração e tarifas comerciais são consideradas potencialmente inflacionárias, o que pode dificultar o objetivo do Fed, que é controlar preços.
Questionado sobre porquê a domínio monetária pretende mourejar com pressões políticas, Powell respondeu que o público deve incumbir que continuará a fazer o seu trabalho porquê sempre fez.
“Nós estudamos os dados. Não nos procurem para outra coisa. As pessoas deviam incumbir nisso”
O presidente Donald Trump disse, no Fórum Mundial de Economia realizado em Davos, de que caso os preços dos barris de petróleo diminuam, pedirá imediatamente para que os juros caiam também, o que deu espaço para a tradução de que continuará a pressionar o Fed para que siga seus interesses, assim porquê já havia feito em seu primeiro procuração.
Questionado sobre se fará revisões de metas, Powell deixou simples que a meta de inflação vai ser mantida e não será o foco de uma próxima revisão.
“Isso não acontecerá enquanto o Fed não a tiver atingido. Seria muito ruim para nós”.
Publicar comentário