×

BC lança novos serviços para substanciar segurança e facilitar a vida financeira do cidadão

BC lança novos serviços para substanciar segurança e facilitar a vida financeira do cidadão

Em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (26/05), o Banco Meão anunciou novos serviços de cidadania financeira, com o objetivo de ampliar a segurança, facilitar o entrada e automatizar serviços oferecidos à população.

As inovações em curso são o desenvolvimento do sistema no qual os cidadãos poderão informar o Sistema Financeiro de que não desejam que sejam abertas contas bancárias em seu nome; o recebimento automático de valores a receber (SVR) mediante solicitação do usuário; o uso de perceptibilidade sintético no atendimento do chat bot do Banco Meão, o Din; a integração e expansão de sistemas no Meu BC; e, a novidade Calculadora do Cidadão.
Com base no noção de cidadania financeira — que se apoia nos pilares de inclusão, instrução, proteção e participação do cidadão —, os novos serviços têm o propósito de prometer mais autonomia aos cidadãos e facilitar o comitiva de sua vida financeira.
Assista à entrevista coletiva na íntegra: Coletiva sobre novos serviços de Cidadania Financeira
SVR automático
A primeira mudança a entrar em funcionamento é o recurso automático do Sistema Valores a Receber (SVR), disponível a partir de 27 de maio.
"O cidadão poderá cadastrar uma chave Pix [CPF] no SVR automático. Assim, quando houver um novo valor a receber, ele será depositado maquinalmente para o usuário", destacou Izabela Correa, diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC.
A novidade simplifica o processo, eliminando a premência de consultas recorrentes e solicitações manuais para cada valor a ser resgatado. Em 2024, o SVR recebeu 73 milhões de consultas, com 25 milhões indicando valores a receber.
A função é exclusiva para pessoas físicas com chave Pix do tipo CPF.
Para mais informações, acesse: valoresareceber.bcb.gov.br.
Segurança contra  fraudes
Em dezembro, um novo sistema oferecido na espaço logada do Meu BC permitirá ao cidadão informar as instituições financeiras de que não deseja terebrar novas contas (manante, de poupança ou de pagamento). O objetivo é prevenir fraudes relacionadas à sinceridade indevida de contas com uso de identidade falsa.
A funcionalidade será gratuita, voluntária e reversível. “No início de dezembro, teremos um novo sistema de segurança em que o cidadão passa a informar sobre a intenção de não terebrar contas, para prevenção a fraudes”, explicou Izabela Correa.
Futuramente, o serviço será ampliado para informação sobre a contratação de outros serviços financeiros.

Melhoria de serviços
Uma facilidade que está por vir é o entrada a todos os serviços aos cidadãos oferecidos pelo Banco Meão a partir de um único login. “Até o final de junho, vamos disponibilizar uma espaço logada do Meu BC​ onde o interessado poderá acessar todos os serviços prestados pelo Banco Meão — uma vez que Registrato, SVR e comitiva de demandas —, a partir de um único entrada”, contou a diretora. Assim, quando alguém faz uma reclamação sobre uma instituição financeira, ele passará a ter entrada à resposta da entidade no sistema.
O BC também irá aprimorar os canais de diálogo com a sociedade. Até o final do ano, o chatbot DIN, conduto de autosserviço, passará a utilizar perceptibilidade sintético, ampliando a gama de serviços e respostas. Diariamente, o Banco Meão atende murado de 1.800 ligações e 300 pedidos de informação on-line. O DIN realiza atualmente 59 milénio conversas mensais.
O Banco Meão também fará lançamento da novidade Calculadora do Cidadão, mais moderna e atingível. O objetivo das iniciativas é promover a compreensão de temas financeiros por meio de ferramentas simples e de linguagem atingível, para gabar o conhecimento sobre temas na vida financeira das pessoas.
Serviços voluntários
“Todos os serviços são sempre voluntários, de iniciativa do usuário. Logo cabe a ele autorizar ou não o SVR automático; caberá a ele habilitar a função de proferir que não deseja a sinceridade de novas contas ou de novos produtos, no horizonte. A decisão é sempre do cidadão", reforçou Carlos Eduardo Gomes, director do departamento de Atendimento Institucional do BC.
“É importante ressaltar que não temos uma notícia ativa com o quidam”, explicou Gomes, alertando que as informações seguras estarão sempre disponíveis no sistema Meu BC, a partir de login do gov.br.

source

Publicar comentário