Black Fraude? Ranking mostra os produtos que lideram tentativas de golpe na data
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Os criminosos estão de olho nos hábitos digitais de consumo dos brasileiros para explorar as vulnerabilidades e utilizar golpes, é o que mostra um levantamento da Serasa Experian que apontou que os produtos de venustidade lideraram tanto o volume de compras, porquê as tentativas de fraude no mês de novembro e durante a Black Friday de 2024. Somente na semana do evento, o segmento concentrou 25,5% do totalidade de pedidos dentro da própria categoria, sendo que, em paralelo, a categoria respondeu por 16,8% das fraudes evitadas durante o evento.
Logo detrás de ‘venustidade’, que somou mais de 659 milénio pedidos no período da Black de 2024, estão:
- Calçados — com 463 milénio pedidos e 25,1% das vendas de novembro concentradas dentro da categoria;
- Vestuário — 438 milénio e 23,1%;
- Saúde — 299 milénio e 14,4%;
- Eletrodomésticos — 239 milénio e 32,9%, sendo a categoria que movimentou o maior volume financeiro da Black Friday e liderou em valor de fraudes evitadas.
Para o levantamento, a Serasa Experian tomou porquê base a estudo de 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1º de dezembro do ano pretérito, em que foram interceptadas 32,4 milénio tentativas de fraude, o que evitou prejuízos de R$ 51,8 milhões para consumidores e empresas.
Em termos proporcionais, a categoria de eletrodomésticos concentrou 22,2% das tentativas de fraude registradas em novembro durante o evento, seguida por celulares (21,2%) e venustidade (17,7%). Confira as cinco categorias com mais ocorrências no período:
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A taxa de golpes do estudo se refere às compras identificadas porquê fraudulentas, ou seja, realizadas com dados de terceiros, cartões clonados, informações divergentes do titular, ou ainda dispositivos previamente associados a práticas de fraude. Segmento delas é detectada pela Serasa, cujos serviços antifraude são contratados pelas empresas, enquanto outras são identificadas pelos bancos e e-commerces e reportadas para a Serasa Experian.
Segundo Rodrigo Sanchez, diretor de autenticação e prevenção a fraude da Serasa Experian, os golpistas seguem o rastro do consumo com precisão e agem em categorias de subida demanda para aproveitar possíveis brechas. “Embora as tentativas de golpe ocorram o ano todo, datas promocionais porquê a Black Friday, que hoje já é uma das mais relevantes para o e-commerce no Brasil, concentram ataques com potencial de motivar grandes prejuízos a consumidores e empresas”, afirma ele.
Fraudes miram produtos de elevado tíquete médio no e-commerce
Entre os produtos mais comprados e atacados, um padrão de console de videogame liderou o ranking de tentativas de fraudes, com mais de 4,2 milénio pedidos analisados, movimentando R$ 14,8 milhões em vendas e potencial de prejuízo em R$ 790,8 milénio, o maior valor individual registrado.
Já os notebooks foram os produtos com maior tentativa de fraude registrada em relação ao totalidade de compras, com 10,5% das transações barradas por tecnologias de prevenção à fraude.
Já um padrão de Air Fryer, item mais vendido da data em volume de pedidos, também apareceu entre os alvos mais recorrentes, com R$ 74,6 milénio em fraudes evitadas.
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