Black Friday 2025: páginas falsas disparam e acendem alerta para golpes digitais
O mês da Black Friday, que acontece oficialmente nesta sexta-feira (28), tem sido escoltado por uma explosão no número de páginas falsas usadas em golpes on-line. Um levantamento da Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança, mostra que, entre 1º e 24 de novembro, mais de 5,1 milénio sites fraudulentos foram criados para simular promoções e atrair consumidores para compras inexistentes.
Os dados mostram que houve uma aceleração clara ao longo do mês. Na primeira semana de novembro, foram identificadas murado de 880 e, na semana seguinte, o volume aumentou para 1,2 milénio domínios. O salto mais significativo aconteceu entre os dias 15 e 21, quando foram detectados mais de 2,4 milénio novos endereços maliciosos, o duplo da semana anterior.
Segundo a consultoria, o período que antecede a Black Friday é mormente sensível porque os consumidores ficam mais expostos a ofertas agressivas, o que, muitas vezes, se reflete em decisões impulsivas. Mesmo com a derrubada de segmento desses sites, a velocidade de reposição mantém os golpes em circulação de forma quase contínua.
Cuidados antes de comprar
Para reduzir os riscos, a Redbelt recomenda alguns cuidados, uma vez que hesitar de preços muito inferior do mercado, evitar clicar em links recebidos por mensagens, conferir com bastante atenção o endereço das páginas acessadas e monitorar movimentações financeiras com mais atenção durante a semana da promoção.
A consultoria lembra ainda que armadilhas digitais costumam imitar a aspecto de grandes varejistas, companhias aéreas, marketplaces e plataformas de viagem, com foco em produtos de subida procura, uma vez que eletrônicos e passagens.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/Q/I/QFGA87QvyZAW7LueMEFA/54018603448-0e095dd61d-k.jpg?ssl=1)
Publicar comentário