Bolsas da Ásia fecham em queda antes de divulgação do CPI

No Japão, o índice Nikkei caiu 0,1% a 38.444,58 pontos pressionado por ações de máquinas e da indústria farmacêutica. O presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, disse que o banco vai discutir uma possível alta dos juros na reunião de política monetária do banco central na próxima semana, elevando o rendimento do título do governo japonês de 10 anos para 1,250% e valorizando o iene para 156,83 ienes por dólar, o que pressionou as bolsas. SMC caiu 2,7% e Daiichi Sankyo perdeu 1,6%.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi recuou 0,02% a 2.496,81, pressionado por um fraco relatório de empregos de dezembro e pela confusão política prolongada com a prisão do presidente Yoon Suk Yeol, depois que ele tentou decretar lei marcial no mês passado. Ações de fabricantes de automóveis e jogos on-line caíram. Kia perdeu 3,2% e Netmarble recuou 4,4%.
O índice Xangai Composto recuou 0,4% a 3.227,12 pontos, pressionado por ações de tecnologia e de farmacêuticas. O banco central da China injetou uma quantidade quase histórica de liquidez no sistema bancário do país para atender à demanda de dinheiro antes dos feriados do Ano Novo Lunar.
Os investidores estão se preparando para uma possível redução na taxa de reserva compulsória para ajudar a conter os impactos tarifários esperados em uma nova administração Trump. A Foxconn Industrial Internet caiu 2,1% e a Luxshare Precision Industry cedeu 1,4%. A Jiangsu Hengrui Medicine recuou 0,9% e a WuXi AppTec caiu 3,1%
O crescimento do PIB da China deve desacelerar para 4,0% em 2025, de 4,8% em 2024, dizem economistas da Nomura Global Market Research. O setor imobiliário ainda não se recuperou verdadeiramente, sobrecarregado pelo excesso de dívidas de incorporadores em dificuldades. Também há outros obstáculos, incluindo a ameaça de uma tarifa de 60% do novo governo Trump. Sob o Trump 2.0, as exportações da China podem ir de um impulsionador de crescimento para um obstáculo ao crescimento em 2025, dizem eles em uma nota de pesquisa.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu, impulsionado por ações de semicondutores e tecnologia depois do banco central chinês ter injetado liquidez na economia. Entre os principais ganhadores estão SMIC com alta de 6% e Tencent subindo 1,3%.
Esse conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor
Initial plugin text
Mais Lidas
queda
Getty Images



Publicar comentário