Bolsas da Europa fecham em alta; Londres sobe forte com desvalorização da libra
Moeda mais fraca favorece boa parte das empresas do índice britânico, que obtêm lucros fora do país As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, com destaque para o FTSE, de Londres.
O principal índice de ações britânico foi impulsionado pela forte queda da libra e a liquidação nos títulos do governo do Reino Unido, os Gilts. Uma moeda mais fraca tende a favorecer boa parte das empresas do índice, que obtêm lucros fora do país.
O índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,43%, aos 515,88 pontos. O FTSE, da Bolsa de Londres, avançou 0,83%, aos 8.319,69 pontos, e o CAC 40, de Paris, avançou 0,51%, aos 7.490,28 pontos.
A exceção foi o DAX, de Frankfurt, que encerrou o pregão praticamente estável, aos 20.317,1 pontos.
Para a Capital Economics, os Gilts devem se recuperar em breve, com os rendimentos caindo de forma acentuada até o fim do ano. “Títulos públicos sofreram uma liquidação em todo o mundo desenvolvido, liderada pelos Estados Unidos. Isso parece ter refletido parcialmente o aumento das preocupações com as políticas de Trump e, em particular, sua disposição em implementar mais cortes de impostos”, escreve o economista sênior, Hubert de Barochez.
No cenário macro, as vendas no varejo da zona do euro subiram 0,1% em novembro, de acordo com os dados preliminares divulgados mais cedo pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado de alta de 0,4%, mas representou um avanço sobre a queda de 0,3% registrada em outubro.
Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.
Mais Lidas
Getty Images
Publicar comentário