Bolsas de NY fecham em queda com volta de temores sobre tarifas; Dow fica inabalável
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/y/A/GJuJ18QsWlSxkypZHOHg/gettyimages-1158635835.jpg?ssl=1)
Os índices das bolsas de Novidade York continuavam a se restabelecer no pregão desta quinta-feira (20) depois o banco meão americano (Federalista Reserve, o Fed) manter os juros inalterados e minimizar possíveis efeitos das políticas do governo na economia. Mas, o rali pós decisão não se sustentou, e os índices fecharam em queda diante das incertezas elevadas sobre tarifas impostas aos EUA a outros países e seus efeitos na economia.
Ao final dos negócios o indicador das maiores empresas americanas, o S&P 500, caía 0,22%, aos 5.622 pontos. Já o que reúne ações de tecnologia, o da bolsa Nasdaq, diminuiu 0,33%, para 17.691 pontos. Já o índice mais ligado à velha economia, o Dow Jones, caiu 0,03%, aos 41.953 pontos.
Hoje, a União Europeia desistiu de taxar o uísque americano e disse estar ocasião a mais negociações com o presidente americano Donald Trump. Enquanto isso, países porquê Japão temem o efeito das tarifas globais. Depois a decisão do Fed, aproxima-se o início de abril, data na qual as tarifas sobre o México, Canadá e União Europeia podem ser aplicadas, muito porquê tarifas recíprocas a outros países.
Para os analistas do Citi, a economia global está sentindo os efeitos de uma transição marcante nas políticas econômicas dos EUA. “Com a governo Trump agora no comando, a postura dos EUA em uma série de questões—incluindo tarifas e negócio, tributação, regulamentação e desenvolvimentos geopolíticos—mudou significativamente. No entanto, muitos detalhes e especificidades dessas políticas ainda precisam ser revelados”.
Diante dessa incerteza política, os indicadores de sentimento econômico nos EUA recuaram, e o impulso aos “espíritos animais” depois a eleição de novembro está diminuindo. “A boa notícia é que os dados concretos para os Estados Unidos permaneceram relativamente sólidos, e o prolongamento no restante do mundo continua se mantendo muito”.
O mercado de trabalho do país continua resiliente. Mais cedo, os pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos subiram para 223 milénio na semana encerrada no dia 15 de março, uma subida de em 2 milénio na confrontação com o número revisado da semana anterior. O resultado veio inferior dos 225 milénio esperado por analistas
Ontem, o transmitido mais predisposto ao golpe de juros do Fed ontem reduziu um pouco os receios do mercado, aponta Gabriela Joubert, estrategista do banco Inter. “Com muita destreza, o Fed conseguiu ressaltar que as políticas do novo governo trouxeram novas preocupações, tanto que houve ajustes para cima nas projeções de inflação e para grave nas expectativas de PIB”.
A instituição conseguiu ainda acalmar os ânimos reforçando que ainda vê espaço para dois cortes no ano, já que os efeitos de tarifas deverão ser limitados ao pequeno prazo, ou seja, transitórios.
Mas por que manter a projeção de cortes de juros? Eis que entra a incerteza, aponta Gino Olivares, economista-chefe do escritório de gestão de fortunas Azimut. “O bom tino sugere que você mantenha seu projecto original até a incerteza diminuir. Não teria sentido, neste momento, promover mudanças nesse projecto. Melhor esperar até ter mais informação. Não deveríamos entender a sinalização do Fed porquê disposição a trinchar juros em qualquer cenário. Unicamente explicitou que prefere esperar”.
No campo corporativo, a Nvidia anunciou que vai investir centenas de bilhões de dólares para aumentar sua produção de chips e eletrônicos nos Estados Unidos, movimento estratégico para reduzir a sujeição externa, em privativo da China, já que as tensões entre ambos os países continuam, analisa Joubert. As ações da operário de chips sobem 0,67% no pregão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/y/A/GJuJ18QsWlSxkypZHOHg/gettyimages-1158635835.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/z/x/emAQVfRfWhePLuqB2BnA/gettyimages-1150316505.jpg?ssl=1)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/e/t/v7WiAPQlmiYuTHQZyLdw/marcelo-dagosto.jpg?ssl=1)
Publicar comentário