×

Bolsas dos EUA se recuperam posteriormente Trump negar planos de isentar Powell

Bolsas dos EUA se recuperam posteriormente Trump negar planos de isentar Powell

Bolsas dos EUA se recuperam posteriormente Trump negar planos de isentar Powell

Bolsas dos EUA se recuperam posteriormente Trump negar planos de isentar Powell

As principais bolsas de Novidade York abriram esta quarta-feira (16) em ligeiro subida e ensaiaram queda posteriormente rumores de que Donald Trump teria planos de isentar Jerome Powell, presidente do Federalista Reserve (o Fed, banco medial dos EUA). Posteriormente o Republicano negar a dispensa do encarregado do Fed, S&P 500, Nasdaq e Dow Jones, principais índices acionários de Novidade York, engataram firmes altas.

O índice Dow Jones registrou subida de 0,46%, aos 44.223,64 pontos. O S&P 500 subiu 0,29%, aos 6.261,72 pontos; enquanto o Nasdaq exibia ganhos de 0,25%, aos 20.730,49 pontos.

No início da tarde, uma manadeira da Mansão Branca disse à rede de televisão CNBC que Trump sondou com parlamentares republicanos se removeria Powell da presidência do Fed. “O presidente perguntou aos parlamentares porquê eles se sentiam em relação à exoneração do presidente do Fed. Eles expressaram aprovação. O presidente indicou que provavelmente o fará em breve”, disse a domínio.

Mais tarde, Trump negou o rumor. Em coletiva de prelo no Salão Oval da Mansão Branca, o Republicano disse que a exoneração de Powell “não está nos planos” e é”altamente improvável”, mas que não está totalmente descartada.

“Ele teria que nos deixar (denunciado) por fraude”, disse o presidente americano.

Há semanas, Trump pressiona pela exoneração de Powell, pedindo que o Fed reduza substancialmente as taxas de juros.

Apesar das movimentações, não parece possuir um cronograma definido e a exoneração não parece iminente. Separadamente, o New York Times noticiou que Trump chegou a redigir uma missiva para isentar Powell e a mostrou aos parlamentares durante a reunião.

Uma decisão recente da Suprema Incisão, no entanto, indicou que o presidente não tem domínio para isentar funcionários do Fed à vontade.

Em entrevista à CNBC hoje, o deputado French Hill, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, repetiu que “não vejo” Trump demitindo Powell.

No entanto, a deputada Anna Paulina Luna, republicana da Flórida que na terça-feira se juntou a outros membros do partido para bloquear a iniciativa de criptomoedas, afirmou na rede social X que uma ação contra Powell está próxima.

“Ouvir que Jerome Powell está sendo exonerado! De uma manadeira muito séria”, disse ela, acrescentando posteriormente: “Tenho 99% de certeza de que a exoneração é iminente”.

Em declarações anteriores sobre o matéria, Powell afirmou que sua exoneração “não é permitida por lei”.

Trump indicou Powell para a presidência em novembro de 2018, para suceder Janet Yellen, que se tornou secretária do Tesouro no governo do ex-presidente Joe Biden, posteriormente ocupar o missão no Fed por quatro anos. O Senado confirmou Powell em fevereiro do ano seguinte, mas ele tem sido branco de críticas frequentes de Trump, tanto durante o procuração do presidente.

gettyimages-501228753 Bolsas dos EUA se recuperam posteriormente Trump negar planos de isentar Powell
— Foto: Getty Images

source

Publicar comentário