×

Bolsas globais têm dia misto, com preocupações externas no radar

Bolsas globais têm dia misto, com preocupações externas no radar

Bolsas globais têm dia misto, com preocupações externas no radar

Bolsas globais têm dia misto, com preocupações externas no radar

As principais bolsas fecharam os pregões em direções opostas, mas majoritariamente em queda. As preocupações com as negociações comerciais pesaram no sentimento dos investidores, ao passo em que dados de inflação na zona do euro mostraram o índice de preços ao consumidor na meta do Banco Medial Europeu, de 2% ao ano.

Nos Estados Unidos, as bolsas passam por uma realização de lucros depois as bolsas de Novidade York terem renovado máximas históricas no pregão anterior. As questões comerciais seguem no radar dos participantes do mercado, na medida em que o prazo limite para a reimposição das tarifas “recíprocas” americanas se aproxima, ao mesmo tempo em que indicadores da economia americana podem influenciar o comportamento dos ativos americanos ao longo da sessão.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,18%, aos 540,42 pontos. O DAX de Frankfurt caiu 0,99%, aos 23,673.29 pontos. O Cac 40 de Paris ficou praticamente firme (-0,04%), aos 7,662.59 pontos; e o FTSE 100 de Londres teve progressão de 0,28%, aos 8,785.33 pontos.

As ações do setor de resguardo do Stoxx caíram 2,64% no dia, em meio a relatos de que a União Europeia aceitará a tarifa base de 10% imposta por Donald Trump sobre muitas importações, mas buscará isenções para alguns setores, porquê farmacêutico, bebidas alcoólicas, semicondutores e aeronaves comerciais.

A inflação anual da zona do euro atingiu a meta de 2% do BCE no mês de junho. Os dados reforçam as falas da presidente da autonomia, Christine Lagarde, no fórum anual de Sintra, de que a poder monetária possivelmente adotará uma postura mais cautelosa antes de flexibilizar a política monetária muito mais.

“Nós estamos determinados a continuar dependentes dos dados, para deliberar a cada reunião e não nos comprometer com um direcionamento específico para os juros”, disse Lagarde hoje durante o fórum de Sintra, ao sobresair que o BCE completou sua avaliação estratégica sobre a meio da política monetária.

O índice Dow Jones fechou em subida de 0,91%, aos 44.494,94 pontos. Já o S&P 500 terminou as negociações com perda de 0,11%, aos 6.198,01 pontos; e o Nasdaq mostrou desvalorização de 0,82%, aos 20.202,89 pontos. Os setores de tecnologia e informação perderam 1,13% e 1,19%, respectivamente.

No campo macroeconômico, a agenda conta com importantes indicadores adiante, sendo o índice de atividade do setor industrial dos EUA do ISM e o relatório Jolts de maio os principais. Ou por outra, o mercado se atenta à seara fiscal, onde senadores republicanos continuam tentando validar o projeto de cortes de impostos de Trump até o término da semana.

nyse-brendan-mcdermid-reuters Bolsas globais têm dia misto, com preocupações externas no radar
— Foto: Brendan McDermid

source

Publicar comentário