Brasileiros apostam na venda de usados para lucrar 'extra' de até R$ 2 milénio; veja itens favoritos
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Itens de segunda mão podem gerar renda extra de, em média, R$ 1.874, segundo uma pesquisa realizada pela OLX, marketplace de classificados de produtos usados. O proveito com o ‘desapego’ está diretamente relacionado a quantidade de produtos disponíveis para venda: quem possui mais de 7 itens, por exemplo, a média de ganhos estimados passa dos R$3 milénio.
A maioria dos respondentes afirma ter entre 1 e 6 itens que poderiam ser vendidos, com estimativa de proveito de pelo menos milénio reais.
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Entre os segmentos preferidos para complementar o orçamento, mais da metade (52%) dos entrevistados afirmam que costumam anunciar itens na categoria de vestuário, 48% na de eletrônicos e 42% vendem acessórios e sapatos. O estudo analisou o comportamento dos vendedores e fatores motivadores para a venda com murado de 800 pessoas, entre 11 e 16 de abril deste ano.
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De conformidade com o levantamento, a pressão financeira pode ser um gatilho considerável para a comercialização de itens de segunda mão, com 40% dos respondentes afirmando que endividamentos influenciam muito ou extremamente na decisão de vender itens usados.
Neste cenário, aponta Flávio Passos, vice-presidente de autos e bens de consumo do Grupo OLX, a venda de itens usados online tem se tornado uma escolha cada vez mais concreta para complementar a renda dos brasileiros. “Um recurso que faz diferença, principalmente, em períodos de maior pressão financeira”, diz. Isso é demonstrado, inclusive, porque a principal motivação para a venda de usados é a questão econômica, mormente para os que vendem com frequência mensal, com 65% das respostas.
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A pesquisa também aponta que a maioria dos usuários cria seus anúncios em até 1 dia e tende a publicar dois ou três produtos ao mesmo tempo. Dentre os que costumam vender esporadicamente ou mensalmente, 17% consideram ideal levar até um dia para concluir a venda, 38% entre dois e três dias e 34% até uma semana.
Em relação ao uso do numerário da venda, a destinação para compra de um resultado novo é o mais relevante para os três perfis avaliados, mormente para quem vende esporadicamente, com 50% das respostas.
Entre as respostas, aparece também o uso do valor para quitar contas do dia a dia, mormente no perfil daqueles que vendem mensalmente (43%). Ou por outra, os entrevistados indicam uma maior urgência de obter renda extra mormente no início do ano, período marcado por aumento nas despesas e obrigações financeiras típicas. No caso dos entrevistados que vendem esporadicamente, 52% indicam que esse é o período mais reptante do ano.
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Períodos que antecedem datas comemorativas, uma vez que o Dia das Mães, costumam ter mais força nas vendas. Por outro lado, são as situações inesperadas que exigem uma renda extra que mais motivam quem considera vender (30%) dos respondentes com esse perfil.
Entre os atrativos para a recorrência das vendas online, o frete gratuito é o principal chamativo. Dentre os vendedores esporádicos, o percentual chega a 61%, o maior dentre os três perfis avaliados.
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