BRB compra o Banco Master; entenda operação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/v/a/23BGmBTUOXhmAgcQxwnA/montagen-4-.png?ssl=1)
O BRB, Banco de Brasília (BSLI3; BSLI4), comunicou a aprovação, por unanimidade, do contrato de compra e venda de ações entre o BRB e acionistas controladores do Banco Master. Com isso, o BRB irá comprar 49% das ações ordinárias, 100% das ações preferenciais e 58% do capital totalidade do Banco Master.
A Operação ainda está sujeita à aprovação do Banco Medial do Brasil (BC), Juízo Administrativo de Resguardo Econômica (CADE) e demais aprovações regulatórias, de convénio com Vestuário Relevante divulgado na Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira (28).
O intuito da operação é incorporar o Banco Master ao conglomerado do BRB, “em traço com sua estratégia de expansão e fortalecimento de sua posição no mercado financeiro”.
“O novo conglomerado prudencial visa fortalecer a atuação conjunta no mercado, pela oferta completa de produtos e serviços bancários, de seguridade, meios de pagamento e investimentos a pessoas físicas e jurídicas, presença vernáculo e estrutura de governança, capital, liquidez, rentabilidade e conformidade regulatória comportável com o porte do novo conglomerado”, diz o transmitido.
As empresas manterão as estruturas das empresas separadas, com compartilhamento de governança, expertise, sinergias e coordenação estratégica e operacional.
De convénio com o transmitido, a operação será precedida por uma reorganização societária do Banco Master, “de modo que certos ativos e passivos não estratégicos, incluindo participações societárias em controladas, serão segregados do Banco Master anteriormente à Operação”.
O preço de obtenção a ser pago será equivalente a 75% do patrimônio líquido (PL) consolidado do Banco Master, calculado de segundo demonstrações financeiras auditadas, ajustado por eventuais baixas de ativos ou reconhecimentos de apontamentos no balanço da instituição realizados pela auditora Price Waterhouse Coopers (PwC) e avaliados pela avaliação de risco no contexto da diligência jurídica, proporcionalmente à participação no capital social totalidade adquirida pelo BRB.
O preço de obtenção será pago da seguinte forma:
- 50% pago à vista na data de fechamento da Operação;
- No mínimo 25% e até 50% a ser delicado até a peroração da diligência do Banco Master pelo BRB será retido pelo banco estatal e depositado em uma conta escrow — que é uma conta bancária que guarda quantia ou ativos financeiros até que um convénio seja cumprido — para fins de garantia de obrigações de indenização dos Vendedores previstas no Contrato de Compra e Venda. Caso o valor retido seja subalterno a 50%, o remanescente será pago no 2º natalício da data de fechamento da Operação.
O BRB terá recta a voto sim para aprovação de ‘determinadas matérias” em Reunião Universal e no Juízo de Governo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/v/a/23BGmBTUOXhmAgcQxwnA/montagen-4-.png)
Publicar comentário