×

Carteira de ações supera Ibovespa quase 10 vezes em quatro anos: veja principais papéis para outubro

Carteira de ações supera Ibovespa quase 10 vezes em quatro anos: veja principais papéis para outubro

Carteira de ações supera Ibovespa quase 10 vezes em quatro anos: veja principais papéis para outubro

Carteira de ações supera Ibovespa quase 10 vezes em quatro anos: veja principais papéis para outubro

Enquanto o Ibovespa avança a passos moderados, algumas táticas mostram que é verosímil tomar oportunidades de ganhos maiores. É o caso da Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased), cuja estratégia de alocação está disponível no Valor One, plataforma do Valor que reúne notícias de mercado e ferramentas de estudo de investimentos. O portfólio registrou subida de 8,12% em setembro, mais do que o duplo do Ibovespa no mês (3,40%), e acumula quase 30% de retorno em 2025, superando o índice principal da bolsa em tapume de 8 pontos percentuais.

Em uma janela temporal maior, o resultado é robusto. Criada em 2021, a Carteira CHC Momentum Smart Beta já entregou 226,7%, quase 10 vezes supra do Ibovespa, que subiu exclusivamente 22,9%.

O gráfico aquém compara o desempenho da Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased) em relação ao Ibovespa e aos ETFs Morning Star Target Momentum e S&P/B3 Momentum, que também tem foco no fator momentum, ou seja, na tendência de limitado prazo de ações em subida seguirem valorizando e as em queda continuarem em trajetória negativa.

grafico-carteira-campani Carteira de ações supera Ibovespa quase 10 vezes em quatro anos: veja principais papéis para outubro
O gráfico aquém compara o desempenho da Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased) em relação ao Ibovespa e aos ETFs Morning Star Target Momentum e S&P/B3 Momentum — Foto: Reprodução / Valor One

Destrinchando a estratégia vencedora

A estratégia do professor Carlos Heitor Campani, PhD em Finanças e colunista do Valor Investe, adota técnicas quantitativas e sistemáticas exclusivas. O algoritmo criado seleciona as ações de maior potencial dentro do IBrX 100, que reúne os centena papéis mais negociados e representativos da Bolsa.

Trata-se de uma estratégia quantitativa Long-Biased, baseada em um programa com perceptibilidade sintético, que analisa os dados do mercado e define quais ativos serão comprados ou vendidos, pois a carteira também tem uma posição vendida à desvelado.

Na prática, a posição vendida permite ao investidor apostar na queda de um papel que não possui, alugando-o para vendê-lo e, posteriormente, recomprá-lo a preço menor, lucrando com a diferença.

O objetivo da Carteira CHC Momentum Smart Beta (long-Biased) é gerar retornos supra do Ibovespa no médio e longo prazo.

Segundo Campani, que também é crítico CNPI e diretor Acadêmico da Iluminus – Liceu de Finanças, a estratégia é voltada a investidores arrojados. A alavancagem da venda a desvelado eleva o risco, porém essa volatilidade maior tem favorecido o retorno ao longo do tempo.

A alocação é redefinida mensalmente. Portanto, o investidor interessado tem que montar a sua posição no primeiro dia útil de cada mês. A carteira de outubro já está na plataforma Valor One.

Principais ações para outubro

No totalidade, foram 27 ações selecionadas na Carteira CHC Momentum Smart Beta (long-Biased) em outubro. Cá, revelamos as principais.

Liderando a participação na posição comprada está a Copasa (CSMG3), cuja tramitação do projeto de lei de privatização foi iniciado recentemente na Câmara Legislativa de Minas Gerais. Na sequência vem o Grupo Fleury (FLRY3), que é da espaço da saúde, com foco em medicina diagnóstica, e Totvs (TOTS3), companhia fornecedora de tecnologias para digitalização de gestão empresarial, incluindo ETF, sistemas de RH e cloud computing.

Já na posição vendida, as maiores fatias são Intelbras (INTB3), companhia de soluções tecnológicas aplicadas à segurança, conectividade e força; Randon (RAPT4), operário de reboques e semirreboques, e Vamos (VAMO3), especializada em locação de veículos e gestão de frotas.

Aliás, a versão gratuita da plataforma traz a Carteira Valor, que agrega as recomendações de ações de bancos e corretoras.

source

Publicar comentário