Celular Seguro: quais bancos bloqueiam cartão virtual e desconectam app em caso de roubo?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/o/R/fis93hQqeQmnuk9KGDRw/gettyimages-909482482.jpg?ssl=1)
Já estão valendo as novidades do programa Celular Seguro que preveem os modos “Bloqueio Totalidade” e “Modo Recuperação” em casos de roubo e o rapina de aparelhos celulares em todo o país. As funcionalidades habilitadas fazem secção da novidade tempo do programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) (entenda mais inferior). Mas, para além dos dois novos recursos, você sabe quais bancos bloqueiam o cartão virtual e desconectam o app em caso de roubo do aparelho?
Leia também: Sabe identificar comprovante de pix falso? Novidade do BC te ajuda a não tombar no golpe
Ao todo, atualmente, são 19 instituições participantes do programa Celular Seguro. A lista de instituições financeiras é formada por:
- Banco Pan
- Banco Inter
- Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob)
- Caixa Econômica Federalista
- Banco BTG Pactual
- XP Investimentos
- Santander
- Banco Safra
- Banco do Brasil
- Itaú-Unibanco
- Banco Cooperativo Sicredi
- Bradesco
- Nubank
- Neon Pagamentos
- Banco BV
- PicPay
Neon Pagamentos, Banco BV e PicPay são as instituições recém-integradas.
Ao fazer secção do programa, as instituições atuam para que seja feito o bloqueio de cartões virtuais (aqueles gerados pelos aplicativos dos bancos e indicados para compras virtuais) e a desconexão de usuários do aplicativo bancário sempre que um alerta for emitido por um cidadão cadastrado na plataforma.
Além dos bancos, o programa Celular Seguro conta com a parceria da Escritório Vernáculo de Telecomunicações (Anatel), Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e ABR Telecom, totalizando 19.
Bloqueio Totalidade e o Modo Recuperação
Além da expansão de participantes, o que na avaliação do Ministério da Justiça e Segurança Pública é importante para “a construção de um ecossistema de segurança do dedo mais robusto e integrado para prometer que a população tenha uma utensílio eficiente para minimizar os danos causados por roubos e furtos de celulares”, a utensílio também passa a disponibilizar os recursos Bloqueio Totalidade e o Modo Recuperação, duas formas de bloqueio do aparelho em caso de roubo, rapina ou perda.
O Bloqueio Totalidade é a medida mais rigorosa para impedir o uso de um celular roubado ou furtado. A pasta explica que quando acionado, desativa completamente a risca telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do aparelho — número único que identifica o dispositivo na rede de telefonia traste.
Com o IMEI bloqueado, o celular não consegue mais se conectar a nenhuma rede de telecomunicação, tornando-se inutilizável mesmo com a troca do chip. Essa medida visa desestimular roubos e furtos, já que o aparelho perde seu valor de revenda no mercado proibido.
Entretanto, o bloqueio totalidade tem um efeito paralelo, diz o MJSP: caso a vítima recupere o celular, não poderá simplesmente inserir um novo chip e utilizá-lo. Será necessário seguir um processo burocrático para volver a restrição.
O Modo Recuperação permite bloquear a risca telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, sem desativar o IMEI do aparelho. Nesse caso, o IMEI é incluído em uma lista de restrição. Dessa forma, caso um novo chip seja inserido no telefone, a recuperação pela polícia se torna viável.
Se alguém ativar uma novidade risca em um dispositivo com IMEI restrito, o novo usuário receberá uma mensagem automática via WhatsApp, solicitando que o celular seja levado à delegacia mais próxima para esclarecimentos. O envio das mensagens começou na segunda-feira (7).
Caso o celular seja renovado, ele poderá ser reutilizado imediatamente depois a instalação de um novo chip. Essa selecção é principalmente útil em casos de perda ou extravio , quando há possibilidade de o proprietário reencontrar o aparelho.
Para usar as novas funcionalidades, a pessoa precisa estar cadastrada do programa Celular Seguro antes da situação de roubo ou rapina.
Porquê instalar o aplicativo Celular Seguro?
- Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou na App Store (iOS);
- Faça login com sua conta gov.br (caso não tenha, crie uma rapidamente no site do Governo Federalista);
- Aceite os termos de uso e conheça as instituições participantes;
- Cadastre seus dispositivos e defina Pessoas de Crédito para ajudarem no bloqueio, se necessário; e
- Em caso de roubo, rapina ou perda, acione a Pessoa de Crédito para que ela acione o alerta e selecione o tipo de bloqueio desejado. É esse telefone de segurança que vai permitir disparar o alerta.
Cadastro Vernáculo de Celulares com Restrição
Outra novidade que está sendo testada é o Cadastro Vernáculo de Celulares com Restrição. A base de dados, que já está disponível no programa Celular Seguro, indicará a qualquer cidadão se um telefone traste possui registro de roubo, rapina ou extravio, auxiliando na decisão de compra.
Para conferir se um telefone traste possui qualquer tipo de restrição, é preciso diminuir e se cadastrar no programa Celular Seguro. Para a consulta, o usuário precisará informar o IMEI, que é o número de “chassi” do aparelho, que pode ser obtido facilmente, conforme indicado ao final do texto.
No outro telefone, o que vai ter o IMEI consultado, o cidadão deve digitar no teclado numérico (uma vez que se fosse fazer uma relação) o seguinte código: *#06#. Em seguida, aparecerá na tela o número do IMEI do telefone, com um código de barras. Basta indicar a câmera do primeiro telefone para a tela deste que está sendo adquirido para conferir. Se não houver nenhuma restrição, a informação aparecerá na tela e o telefone poderá ser adquirido sem problemas.
A iniciativa possui integração com a Escritório Vernáculo de Telecomunicações (Anatel).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/o/R/fis93hQqeQmnuk9KGDRw/gettyimages-909482482.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/o/E/KT3ReVRIuHwsTu2YY4Ig/gettyimages-866536292.jpg?ssl=1)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/9/T/MTmMEhRFeBZs0PqdZcpg/gettyimages-498550719.jpg?ssl=1)
Publicar comentário