×

Uma vez que declarar coche no Imposto de Renda 2025

Uma vez que declarar coche no Imposto de Renda 2025

Uma vez que declarar coche no Imposto de Renda 2025

Uma vez que declarar coche no Imposto de Renda 2025

Tanto quem comprou, uma vez que quem vendeu ou unicamente manteve um coche em 2024 precisa declarar o veículo uma vez que um muito, caso a soma dos bens declarados ultrapasse R$ 800 milénio ou caso o tributário seja obrigado a declarar por alguma outra regra, uma vez que ter ações ou pela renda anual.

No caso de o tributário não se enquadrar em nenhuma das outras obrigações, só precisa declarar se tiver tido lucro de capital, ou seja, valor de venda maior que o da compra, explica João Pedro Brito, contador da JP Soluções Contábeis.

Para declarar o veículo, o tributário deve acessar a aba de “Bens e direitos”, escolher o tipo de veículo (se coche, caminhão, entre outros) e inserir informações sobre o muito, uma vez que chassi, protótipo do veículo, ano, placa, valor, entre outras contidas na nota fiscal ou no documento do coche.

  • Abra a seção ‘Bens e Direitos’;
  • Selecione o código do muito que vai declarar. Neste caso Grupo 2 – Bens Móveis;
  • Escolha o código do muito que irá informar:
  • 01 – Veículo automotor terrestre: caminhão, veículo, moto etc.
  • 02 – Aeroplano.
  • 03 – Embarcação.
  • 04 – Muito relacionado com o manobra da atividade autônoma.
  • 05 – Joia, quadro, objeto de arte, de coleção, antiguidade etc.
  • 99 – Outros bens móveis.: à vista ou financiado.
  1. Pago à vista: neste caso, o tributário vai inserir o valor totalidade do muito (sem correções) e inserir no valor pago o mesmo montante;
  2. Financiado: cá, o tributário irá avultar que o muito é financiado e inserir unicamente os pagamentos das parcelas já quitadas. Em “Situação em 31/12/2024”, a indicação deverá ser somente do valor do que já está pago, não o valor totalidade do muito. Neste caso, o valor que ainda está descerrado (prestações futuras) é proferido em “Dívida e ônus” uma vez que saldo devedor.

Brito explica que, no caso de veículo financiado, é necessário estar com o informe de rendimento do financiamento em mãos para facilitar o processo. Neste documento consta um resumo com todas as operações do ano, informação do banco onde o financiamento foi feito, valor amortizado, juros e saldo devedor atualizado.

Caso o financiamento tenha sido totalmente quitado no ano passa

A partir disso, a forma de enunciação vai depender de uma vez que foi o pagamentodo, o tributário preencherá o formulário da mesma forma, informando o valor totalidade pago, o que inclui tudo que foi desembolsado: ingresso, prestações e demais despesas.

Se for a primeira vez incluindo o muito, o preenchimento é o mesmo, mas na hora de declarar deve penetrar uma aba “Novidade” e no saldo do ano anterior o valor inserido será “0”.

gettyimages-1043276952 Uma vez que declarar coche no Imposto de Renda 2025
— Foto: Getty Images

source

Publicar comentário