Uma vez que saber se fui vítima da fraude do INSS?
Mais de nove milhões de beneficiários do INSS (Instituto Pátrio de Seguridade Social) foram notificados, na terça-feira(13), sobre descontos associativos feitos em contas de aposentadorias, pensões e auxílios. O enviado foi enviado pelo aplicativo Meu INSS, mas aposentados e pensionistas ainda podem consultar por conta própria se foram ou não vítimas da fraude.
A partir desta quarta-feira (14), inclusive, já é provável verificar o nome da entidade que realizou o débito indevido e solicitar o ressarcimento do recurso, caso o desconto tenha sido feito sem a autorização do beneficiário.
Todo o processo pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone 135, que disponibiliza atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Uma vez que consultar se tive desconto indevido no INSS?
Posteriormente acessar, com login e senha, o site ou aplicativo “Meu INSS”, o beneficiário deve:
- Clicar em “Consultar Favor”;
- Em seguida, em “Extrato de Pagamento”;
- Depois, prosseguir no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas mensalidades, , mas é provável conferir as anteriores também);
- Na sequência, basta verificar na tábua o provável valor do desconto, se houver.
Uma vez que subtrair o aplicativo Meu INSS?
De harmonia com o governo federalista, o aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para download nas plataformas App Store (para celulares iOS) e Google Play Store (para celulares Android).
Confira o passo a passo para acessar o Meu INSS
- Posteriormente subtrair o aplicativo no celular, o usuário deve gerar uma conta com login e senha, informando o número do CPF;
- Durante o cadastro, é preciso responder a perguntas sobre os dados pessoais do beneficiário e gerar uma senha com os seguintes requisitos: de 8 a 70 caracteres; pelo menos uma letra maiúscula e uma minúscula; pelo menos um número; pelo menos um símbolo (ex: @ ! & *);
- Vale também fornecer os dados de contato, uma vez que e-mail e telefone, para o recebimento de notificações e a recuperação de senha do aplicativo, caso necessário
O beneficiário também pode gerar uma conta no “Meu INSS” por meio de internet banking de bancos credenciados. Para isso, é preciso acessar a opção “Entrar com seu banco” no aplicativo ou site.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/Q/g/AS6YklSVOC1XGmdthoBQ/e175-2.jpg?ssl=1)
Publicar comentário