×

Conheça dez fundos imobiliários indicados para se investir em novembro

Conheça dez fundos imobiliários indicados para se investir em novembro

Com a aproximação das festas de termo de ano que movimentam o varejo eletrônico e físico, fundos de investimento imobiliários (FIIs) com retornos ligados à inflação ou ao aluguel de galpões logísticos passaram a concentrar as principais apostas das carteiras recomendadas para se investir no setor em novembro.

As dez recomendações de investimento em fundos imobiliários deste mês vem dos bancos BTG Pactual e Santander e das corretoras XP Investimentos e Eleven Financial. O BTG aumentou a exposição a um fundo imobiliário que remunera investidores com base no IPCA, índice de inflação que “deve voltar ao normal nos próximos meses”. Já o Santander elevou o peso de um fundo de logística em sua carteira recomendada.

BTG Pactual aposta em subida de inflação ao recomendar fundo imobiliário

O BTG voltou a ter mais da metade do peso de sua carteira recomendada em fundos de recebíveis, ou seja, que têm a maior segmento da carteira alocada em certificados de recebíveis imobiliários (CRI). São ativos com lastro nos direitos creditórios a serem recebidos pela gestora, uma vez que recta aos recebíveis de aluguéis.

O banco aumentou sua exposição ao fundo Kinea Índice de Preços (KNIP11), cuja remuneração varia de congraçamento com o IPCA. Isso porque os ativos dentro da carteira do fundo imobiliário têm a maior segmento de seus CRIs indexados ao IPCA, mais um retorno fixo, igual à remuneração do Tesouro IPCA+. O BTG aposta, portanto, que as próximas leituras da inflação serão maiores e, assim, o fundo deve trazer um retorno proeminente ao cotista.

“Avaliamos que o fundo continua oferecendo bom potencial de valorização e uma sensibilidade interessante ao cenário macroeconômico”, diz o banco em relatório. Apesar disso, a quota do KNIP11 no mercado negocia com desconto de unicamente 3% em relação ao número de cotas dividido pelo valor patrimonial da carteira.

Mesmo com pagamento de dividendos baixos contra o resto da carteira, o KNIP11 deve melhorar sua distribuição até o final do ano, diz o BTG. Acreditamos que esse cenário tende a se regularizar nos próximos meses, em função da sazonalidade inflacionária típica do final e do início de ano”, completou.

Eleven Financial também aposta na inflação ao recomendar fundo

A corretora Eleven Financial também acredita em uma subida da inflação por via de datas festivas que movimentam o varejo no final do ano. Para novembro, ela recomenda o investimento em outro fundo com potencial de subida ligado à inflação, o BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCI11).

Leonardo Veríssimo, crítico de FII da Eleven, afirma que o fundo “ainda negocia com desconto em relação ao valor patrimonial”, e oferece “bons rendimentos futuros” projetados adiante. Quase 90% dos investimentos do fundo têm remuneração em IPCA+, em uma carteira composta 79% por CRIs e outros 21% por cotas de outros fundos imobiliários.

Santander tem fundo de logística na carteira e vinco aposta em outro

Já o banco Santander colocou um novo fundo imobiliário para dentro de sua carteira recomendada. Trata-se do Vinci Logística (VILG11), fundo de tijolo que aposta na valorização de quota por meio do recebimento de aluguéis de empresas que alugam galpões logítsicos.

Outrossim, o Santander aumentou a exposição da carteira a outro fundo de logística, o Bresco Logístico (BRCO11). “Essas movimentações têm uma vez que objetivo tomar ganhos de capital no segmento logístico, que segue apresentando resultados operacionais robustos”, diz o banco espanhol em relatório.

O Santander destaca que houve aumento de taxa de ocupação em galpões logísticos na reta final do ano. Sobretudo, o mercado está mais favorável aos proprietários dos empreendimentos porque houve incremento de preços de locação por metro quadrângulo.

O motivo da novidade recomendação é, segundo o Santander, pela queda na taxa de vacância do VILG11. “A taxa de ocupação atingiu 99% [da área locável]. Com o termo do período de carência e descontos, concedidos para preencher áreas vagas, o fundo terá seus resultados financeiros positivamente impactados, afetando a distribuição de rendimentos”, diz o Santander.

O BRCO11 ganhou mais destaque na carteira, com peso saindo de 2% para 7,5% do totalidade investido.

O Santander vê com otimismo o setor de logística no mercado imobiliário. A taxa de ocupação de galpões passou de 91,3% para 92% entre o segundo e o terceiro trimestres, incluindo ativos de tijolo fora dos fundos.

XP também entra na febre da logística

A carteira recomendada de fundos imobiliários da XP Investimentos também sofreu alterações entre outubro e novembro. A corretora resolveu aumentar a exposição a um fundo de logística, o VBI Logística (LVBI11) e a outro de lajes corporativas, o VBI Prime Properties (PVBI11). Os dois estão sob a gestão do Pátria Investimentos.

A XP labareda a atenção para “aproveitar assimetrias” do mercado de fundos imobiliários ao atualizar a carteira. O LVBI11 tem um desconto de aproximadamente 10% na quota negociada à mercado em relação ao valor da quota patrimonial.

A corretora nota que o fundo tem eventos de vacância, porque a saída de dois inquilinos foi antecipada. Até janeiro, a taxa de vacância do LVBI11 deve chegar a 3,6% da dimensão locável dos galpões, mas a XP indica que, mesmo assim, a desocupação está “em patamar saudável”.

Dez fundos imobiliários de carteiras recomendadas

Fundo Código na B3 Valor da quota pago em dividendo (últimos 12 meses) Quem recomenda
Kinea Índice de Preços KNIP11 12,09% BTG Pactual
BTG Pactual Crédito Imobiliário BTCI11 12,14% Eleven Financial
Vinci Logística VILG11 9,51% Santander
Bresco Logístico BRCO11 8.98% Santander
VBI Logística LBVI11 8,50% XP Investimentos
Kinea Certificado de Recebíveis Imobiliários KNCR11 13,0% BTG Pactual
Riza Terrax Fundo de Investimento RZTR11 13,71% Eleven Financial
TRX Real Estate TRXF11 11,31% Santander e BTG Pactual
VBI Prime Properties PVBI11 7,3% XP Investimentos
Mauá Capital Real Estate MCRE11 16,00% Eleven Financial

source

Publicar comentário