×

Corretora lança ação mercantil com 'rebate de IOF' para atrair clientes

Corretora lança ação mercantil com 'rebate de IOF' para atrair clientes

Corretora lança ação mercantil com 'rebate de IOF' para atrair clientes

Corretora lança ação mercantil com 'rebate de IOF' para atrair clientes

Em uma ação mercantil que tem uma vez que apelo a decisão do Supremo Tribunal Federalista (STF) de manter o decreto que aumentava algumas das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a corretora Avenue, especializada em investimentos no exterior, anunciou que vai dar temporariamente um cashback equivalente à diferença entre as alíquotas antiga e novidade do tributo, para anular o efeito do aumento para os clientes.

Durante os dias 17 e 18 de julho de 2025, a corretora irá repor aos seus clientes 0,72% sobre todos as remessas de câmbio realizadas para contas de investimentos. Desse modo, a Avenue compensa a diferença entre a alíquota atinga de 0,38%, que ela cobrava do cliente que remetia recursos para investir no exterior, e a novidade, de 1,1%.

A restituição será feita em forma de crédito na conta de investimentos até o dia 31 de julho, com limite de cashback de até US$ 3 milénio por CPF por dia. A campanha é válida unicamente para clientes que se cadastrarem na página solene da ação e não há valor mínimo exigido para as transferências.

Tanto a Avenue uma vez que outras empresas que atuam no mercado de investimentos no exterior têm dito que houve um aumento do IOF para essas transações, de 0,38% para 1,1%.

O Ministério da Herdade sustenta que a alíquota já era de 1,1%. O decreto anterior, de 2007, mencionava de forma genérica que a “colocação de disponibilidade no exterior”, sem especificar a finalidade da remessa ou investimento no exterior, estava sujeita a alíquota de 1,1%.

Mas alguns players do mercado entendem que essa alíquota valia unicamente para a transferências para contas de repositório, e não de investimentos, que estariam sujeitas a uma alíquota menor, de 0,38% – e assim vinham recolhendo os tributos.

A iniciativa mercantil da Avenue procura amenizar os impactos da subida do IOF diante da decisão judicial e da política adotada pelo governo.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo que incide sobre diversas transações financeiras no Brasil, uma vez que operações de crédito, câmbio, seguros e títulos. O decreto do Governo Federalista, anunciado em maio, aumentou algumas das alíquotas aplicadas, incluindo as operações de câmbio. A medida chegou a ser barrada pelo Congresso, mas foi validada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que manteve o aumento uma vez que constitucional.

gettyimages-684115386 Corretora lança ação mercantil com 'rebate de IOF' para atrair clientes
Quantia voando — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário