CVM alerta para 24 plataformas que oferecem investimentos sem autorização no Brasil; confira lista
Estão na lista Arkana, Avalon, Avant, Blend, Capital Binary, Casatrade, Drex, Elysium, Gala, Investin, Kryvo, Lite, Metatake4, Neoxbroker, Nexus, Nyrion, On, Opex, Option Broker, Shark, Softbroker, Suabroker, Verso Binary e Zeamy, que operam por meio de sites voltados à captação de clientes residentes no país.
Segundo a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI), há indícios de que essas empresas buscam atrair investidores brasileiros para realizar operações com valores mobiliários, apesar de não integrarem o sistema de distribuição previsto na Lei 6.385.
Na prática, isso significa que elas não têm autorização da CVM para intermediar investimentos ou captar recursos do público para emprego em produtos regulados.
Por meio do Ato Declaratório CVM 24.167, a Autonomia determinou a imediata suspensão de qualquer oferta pública de investimentos por secção dessas plataformas, seja de forma direta ou indireta, inclusive via sites, aplicativos ou redes sociais.
Caso a preceito não seja cumprida, as empresas e eventuais responsáveis identificados poderão tolerar multa diária de R$ 1 milénio.
A CVM orienta investidores que já tenham aplicado recursos nessas plataformas, ou que recebam propostas de investimento em nome delas, a registrarem reclamação junto ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do órgão, informando o sumo de detalhes verosímil sobre a oferta e as pessoas envolvidas, para possibilitar a atuação mais rápida da Autonomia.
Publicar comentário