×

Desvalorização de automóveis atinge menor nível em 24 meses

Desvalorização de automóveis atinge menor nível em 24 meses

Desvalorização de automóveis atinge menor nível em 24 meses

Desvalorização de automóveis atinge menor nível em 24 meses

A subida procura pelos automóveis, principalmente usados, aqueceu o mercado automotivo no primeiro trimestre de 2025, segundo os indicadores de março do Índice Webmotors. A categoria registrou a menor desvalorização desde abril de 2023 e atualizou o recorde em dois anos apanhado em fevereiro.

Na média das variações percentuais dos valores dos carros anunciados na plataforma, os carros usados tiveram variação de -0,093%, em março.

Do lado dos 0KM, março foi o quarto mês em que o índice para esta categoria apresentou valorização, com +0,186%. Na verificação com fevereiro, a valorização foi de +0,006 ponto percentual. Com relação ao mesmo mês do ano anterior, a variação foi maior, de +0,320 ponto percentual.

Na soma das variações dos preços dos usados e 0KM, a menoscabo registrada para o mês foi de -0,075%, o que atualiza o recorde de 24 meses registrado em fevereiro (-0,095%). Já na verificação com o mesmo mês do ano anterior, o índice apontava para desvalorização de -0,316%.

Observamos um primeiro trimestre bastante positivo tanto para o mercado de usados quanto para o de novos. Ambos operaram com índice aquecido nos três meses, apontando uma demanda consistente para o período”, comenta Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Os modelos elétricos apresentaram em março uma menor desvalorização no Índice Webmotors na verificação com o mês anterior. Os modelos usados desta categoria tiveram índice de -0,559%, o que representa uma redução de +0,571 ponto percentual com relação a fevereiro. Na mesma risca, os 0KM desta categoria apresentaram índice de -0,100%, uma valorização de +0,127 ponto percentual com relação a fevereiro.

Já os híbridos usados apresentaram em março índice de -0,445% e os 0KM desta categoria apresentaram índice de -0,073%.

Porquê planejar a compra de um viatura?

A decisão de compra de um coche deve ser baseada em uma estudo do seu orçamento e das finanças pessoais. Se o montante necessário disponível sem comprometer suas reservas de emergência ou outros investimentos importantes para objetivos de médio e longo prazo, remunerar pelo veículo à vista será a melhor opção.

Além de considerar o valor do coche, precisam entrar na conta:

  • seguro;
  • manutenção;
  • combustível;
  • impostos.

Na decisão de compra é recomendado pesquisar se o veículo em questão possui débitos veiculares. Para consultar a situação de um veículo, basta acessar os portais do Detran (do estado onde o viatura foi registrado) e do Denatran, e preencher os dados, porquê padrão, placa, Renavam e chassi. Em caso de irregularidades, o comprador pode buscar orientação para a quitação dos débitos nestes portais e acionar o vendedor.

Por término, quem pretende comprar um coche usado pode encontrar melhores ofertas na segunda metade do ano, momento do lançamento de novos modelos tende a desvalorizar rapidamente os que já estão no mercado. Mas vale sempre o alerta: desvelo com aquelas ofertas que parecem “muito boas” ou “imperdíveis”. Desconfie de preços muito baixos, verifique o histórico e eventuais registros de reclamações da loja revendedora no Procon e em redes sociais para prometer uma compra mais segura.

12emp-200-carros-b3-img01 Desvalorização de automóveis atinge menor nível em 24 meses
Venda de Carros / Concessionária — Foto: Lucas Tavares/Escritório O Orbe

source

Publicar comentário