×

Dia das Mães: veja os quatro sinais com rosto de golpe nas compras de presentes

Dia das Mães: veja os quatro sinais com rosto de golpe nas compras de presentes

Dia das Mães: veja os quatro sinais com rosto de golpe nas compras de presentes

Dia das Mães: veja os quatro sinais com rosto de golpe nas compras de presentes

Faltando pouco mais de duas semanas para o Dia das Mães, o negócio já promove campanhas para a data comemorativa – uma das mais importantes do ano em termos de faturamento -. Mas o esperado aumento no volume de transações financeiras não passa despercebido por quem aplica golpes. Pelo menos quatro práticas são muito comuns nessa quadra, de tratado com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Saiba identificá-los.

Golpe do falso pedido on-line

Com a popularização das compras on-line, os criminosos criam sites falsos ou clonam páginas de lojas conhecidas, oferecendo grandes descontos para atrair consumidores. Depois o pagamento – geralmente por pix – o resultado não é entregue e os dados da vítima e do cartão bancário podem ser utilizados para transações indevidas.

Há casos em que os golpistas orientam a vítima a realizar o pagamento por meio de um boleto, porém o recurso será talhado para alguma conta da quadrilha e o resultado nunca será entregue.

Para evitar a situação, é fundamental verificar a reputação do site, conferir se há certificados de segurança e preferir compras em lojas reconhecidas, digitando o endereço da página solene diretamente no navegador de internet. Antes de remunerar um boleto, é importante conferir todos os dados do beneficiário.

Entrega de presentes com maquininha manipulada

A entrega de brindes ou presentes na residência das vítimas pode ser o início de uma tentativa de fraude. Os golpistas se passam por representantes de lojas de roupas, perfumarias ou supermercados, alegando que a pessoa ganhou um presente ou brinde próprio pelo Dia das Mães. Para finalizar a entrega, podem pedir o pagamento de uma suposta taxa – cuja única forma de pagamento é por cartão de crédito ou débito – e portanto apresentam uma maquininha de cartão com o visor quebrado ou com baixa visibilidade, levando a vítima a remunerar um valor muito maior do que o informado.

Outra variação desse golpe consiste em solicitar uma selfie (foto) da vítima para provar o recebimento do brinde. No entanto, os criminosos podem usar essa imagem em tentativas de aproximação às contas bancárias da vítima, com o intuito de realizar transações financeiras ou, ainda, tentar furar contas de forma fraudulenta em nome da pessoa.

Golpe da falsa mediano de atendimento

Os consumidores são contatados por pessoas se passando por funcionários de instituições financeiras ou operadoras de cartão de crédito. Eles alegam que houve uma tentativa de compra suspeita ou pedem a confirmação de dados bancários.

A partir dessas informações, os golpistas podem acessar contas, realizar transferências ou compras com os dados de cartões. Bancos não solicitam senhas, dados do cartão de crédito ou códigos de segurança por telefone. Qualquer contato suspeito deve ser ignorado, e você deve procurar o ducto de atendimento solene da sua instituição financeira.

SMS falsos são enviados sempre com alguma abordagem urgente, porquê, por exemplo: “resgate agora pontos do seu cartão de crédito”, “acesse esse link e confira uma promoção imperdível que preparamos para você” ou “compra aprovada no seu cartão de crédito, clique cá para cancelar”.

Ao clicar nestes falsos links, a vítima é redirecionada para uma página muito parecida com a original da loja ou instituição financeira. Os criminosos podem solicitar o preenchimento de formulários com dados porquê CPF, telefone, número do cartão, escritório, conta, senha e até uma selfie. Com esses dados, podem promover prejuízos financeiros às vítimas.

A ABBC, que mantém o site www.temcaradegolpe.com.br com materiais educativos para estribar os consumidores, recomenda que sempre se desconfie de SMS contendo links suspeitos ou números de telefone desconhecidos.

“Golpistas exploram os momentos em que estamos mais vulneráveis — e o Dia das Mães, com toda sua fardo emocional, é um deles. Por isso, é importante redobrar a atenção com dados, senhas e qualquer contato solicitando informações pessoais ou transações. Na incerteza, fale diretamente com seu gerente, com a mediano de atendimento solene da sua instituição financeira ou com uma pessoa de sua crédito”, orienta Leandro Vilain, CEO da ABBC.

Em caso de golpe, o que fazer?

Para quem, ainda assim, for vítima de um golpe, a recomendação é notificar o banco ou operadora de cartão pelos canais oficiais e registrar um boletim de ocorrência. Também é recomendável falar a operadora de telefonia caso seu smartphone seja roubado, perdido ou furtado e bloquear completamente o dispositivo para evitar o uso indevido de aplicativos financeiros.

gettyimages-2167137125 Dia das Mães: veja os quatro sinais com rosto de golpe nas compras de presentes
compras on-line — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário