Dia tem dados do varejo e liquidez reduzida com mercado parcialmente fechado nos EUA
Cesta Básica: tudo que você precisa saber para começar o dia bem informado A quinta-feira (9) é marcada por mais dados de atividade no Brasil, com a divulgação das vendas no varejo, que devem apontar uma queda. O dia pode ser mais calmo por conta da liquidez reduzida nos Estados Unidos devido ao funeral do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter. As bolsas de Nova York permanecerão fechadas e o mercado de títulos públicos (também chamados de “treasuries”) fechará mais cedo, às 16h de Brasília.
O IBGE divulgará hoje, às 9h, os dados oficiais da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro. Segundo a mediana das 26 estimativas coletadas pelo Valor Data, as vendas no varejo restrito devem ter caído 0,1% em novembro ante outubro. O intervalo das projeções vai de uma queda de 1% até uma alta de 0,5%. Ontem (8), dados da indústria mostraram que a produção brasileira caiu novamente em novembro ante outubro, como era esperado pelo mercado.
Esses indicadores de atividade são importantes para os investidores porque trazem uma pista sobre a força da economia brasileira e, claro, o quanto isso pode pressionar a inflação. Afinal, quanto mais forte está a atividade (o que é ótimo para o país e os trabalhadores), maior é a pressão sobre a inflação e, consequentemente sobre os juros. O contrário, no entanto, também é verdadeiro. Se a economia dá sinais de arrefecimento, as pressões inflacionárias ficam menores também.
O indicador deve impactar o pregão que tende a ser menos dinâmico por conta do mercado parcialmente fechado nos Estados Unidos. O dia será de luto pela morte do ex-presidente Jimmy Carter, que faleceu no dia 29 de novembro aos 100 anos.
Por fim, os investidores também devem repercutir as vendas no varejo da zona do euro, que subiram 0,1% em novembro, segundo dados preliminares da Eurostat. O resultado ficou abaixo da expectativa de alta de 0,4%, mas foi melhor do que a queda de 0,3% registrada em outubro. Se por um lado o resultado mostra uma economia menos aquecida, por outro, isso pode ser bem-recebido por conta das menores pressões inflacionárias. É importante lembrar que a região está em meio a um ciclo de corte cauteloso nos juros, justamente por conta da preocupação com a inflação.
Mais Lidas
varejo supermercado consumo
Agência Brasil



Publicar comentário