Dólar fecha em queda com risco fiscal dos EUA no foco
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/3/F/3h9H4BTWioyC0oPArBDw/pexels-olia-danilevich-5466789.jpg?ssl=1)
O dólar à vista fechou em queda nesta quarta-feira (21), em sessão marcada por preocupações em torno da dívida pública americana e com atenção dos agentes financeiros voltada aos títulos públicos dos Estados Unidos, sobretudo por conta do leilão dos papéis de 20 anos. No fechamento, a moeda americana caiu 0,46%, negociada a R$ 5,6431.
Bruno Shahini, profissional em investimentos da Nomad, comenta que as discussões sobre um projeto fiscal envolvendo cortes de impostos e aumento de gastos têm pressionado os juros dos títulos do Tesouro (Treasuries), provocando recuo nos principais índices acionários em Novidade York. Adicionalmente, o recente rebaixamento da nota de crédito dos EUA, embora com pouco efeito prático repentino, acionou um alerta sobre a trajetória do endividamento americano.
Neste cenário, Shahini pontua que o real apresenta uma ligeiro valorização devido ao ressaltado patamar da Selic, a fraqueza do dólar a nível global e ao fluxo de investimentos estrangeiros direcionados a bolsa e a renda fixa neste mês.
Aliás, ainda há a repercussão sobre os efeitos do tarifaço de Trump. Recentemente, o Walmart, empresa ícone da cultura de consumo americana, reiterou ao mercado que o preço dos embates tarifários travados por Donald Trump com outros países começará a ser repassado para as prateleiras ainda no termo deste mês.
Ainda que o vaivém da guerra mercantil tenha trazido acordos, as incertezas continuam altas e a perspectiva é de que a inflação americana continue preocupando, o que tende a impactar o câmbio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/3/F/3h9H4BTWioyC0oPArBDw/pexels-olia-danilevich-5466789.jpg)
                                                                                
                                    
                                    
                                    
                                    
Publicar comentário