×

Entenda porquê funciona e porquê habilitar a novidade instrumento do BC para evitar buraco de contas fraudulentas

Entenda porquê funciona e porquê habilitar a novidade instrumento do BC para evitar buraco de contas fraudulentas

Entenda porquê funciona e porquê habilitar a novidade instrumento do BC para evitar buraco de contas fraudulentas

Entenda porquê funciona e porquê habilitar a novidade instrumento do BC para evitar buraco de contas fraudulentas

O Banco Mediano lançou, nesta segunda-feira (1), o serviço BC Protege+, que permite às pessoas, de forma facultativa, ativar uma proteção para impedir a buraco de contas de forma fraudulenta em nome da pessoa ou com a inclusão porquê titular ou representante em contas de terceiros.

A instrumento já está disponível à população e deve ser habilitada na página do serviço mediante login com Conta gov.br de nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativada.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ativar a proteção, que se aplica a contas de repositório à vista, contas de poupança e contas de pagamento pré-pagas, além da inclusão de titulares ou representantes nessas contas.

Segundo o BC, a proteção vale para todas as novas aberturas, inclusive na mesma instituição ou conglomerado em que o CPF ou o CNPJ já possua conta. O objetivo é proteger os cidadãos contra golpes e fraudes, preservando a integridade do Sistema Financeiro Pátrio. O BC ressalta, no entanto, que o BC Protege+ não substitui outras medidas de segurança, funcionando somente porquê uma categoria extra de proteção e que as instituições financeiras continuam obrigadas a verificar a identidade dos clientes e a autenticidade das informações fornecidas.

Na instrumento, também é provável conferir o histórico de consultas para saber qual instituição financeira consultou se a pessoa ou empresa está com a proteção ativada nos últimos seis meses.

Porquê funciona o BC Protege +

A opção registrada pelo cidadão no BC Protege+ fica armazenada no banco de dados do BC. Antes da buraco de uma conta ou da inclusão de um titular ou representante, as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Mediano são obrigadas a consultar o sistema para verificar se a proteção está ativada ou desativada.

O BC Protege+ está disponível no site do Banco Mediano, na superfície logada do Meu BC, seguindo o caminho: Serviços > Cidadão > Meu BC. Dentro do sistema, é provável ativar ou desativar a proteção a qualquer momento.

A ativação da proteção não é automática. Por isso, os cidadãos que desejarem utilizar o serviço devem acessar o BC Protege+ e optar pela ativação. Tanto a ativação, quanto a desativação começam a funcionar imediatamente.

Para ativar a proteção para CPF (pessoa física)

  1. Acesse a superfície logada do Meu BC no site do Banco Mediano: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
  2. Entre com sua Conta gov.br nível prata ou ouro e verificação em duas etapas.
  3. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  4. Na tela principal, selecione Ativar proteção.
ferramenta-bc-protege- Entenda porquê funciona e porquê habilitar a novidade instrumento do BC para evitar buraco de contas fraudulentas
Instrumento BC Protege+ — Foto: Reprodução/Banco Mediano

Se a proteção estiver ativada:

  • a instituição financeira não poderá penetrar a conta nem incluir o cidadão porquê titular ou representante;
  • a instituição financeira deve informar ao cidadão que a proteção está ativada;

O cidadão precisará desativar o serviço caso deseje seguir com a contratação. Para desativar, basta seguir o mesmo caminho e, na tela principal, selecionar “Desativar proteção”. Em seguida isso, basta escolher por quanto tempo deseja manter a proteção desativada — por tempo indeterminado ou até uma data específica, quando a proteção será reativada involuntariamente.

Porquê ativar ou desativar a proteção para um CNPJ (pessoa jurídica)?

O sócio, representante ou colaborador devidamente cadastrado no módulo de empresas da plataforma gov.br deve acessar a superfície logada seguindo o mesmo caminho do CPF e também logar com a Conta gov.br.

Na tela principal, em Selecionar dados do titular, escolha a empresa desejada. Em seguida, o interessado deve selecionar Ativar ou Desativar proteção. Cá, para que a empresa possa penetrar uma conta, todos os titulares e representantes devem estar com seus CPFs com a proteção desativada.

source

Publicar comentário