Falas de Trump em Fórum Econômico atraem atenções
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/G/l/CPEDlNQFKt67Mc8C3MPg/dede-3-.jpg?ssl=1)
Em mais um dia de agenda vazia, o mercado fica de olho nas falas de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, no Fórum Econômico Mundial de Davos. As expectativas são de que ele fale de suas medidas tarifárias contra outros países. Entre os indicadores, o principal destaque são os pedidos de seguro-desemprego nos EUA, que trazem pistas do quão aquecida está a economia por lá.
Ontem (22), o mercado se acalmou um pouco em seguida Trump “pegar ligeiro” com a China e anunciar uma tarifa de 10% para os produtos oriundos do gigante asiático a partir de fevereiro. A taxação é muito menor do que os 60% prometidos em campanha. Mesmo assim, Canadá, Rússia e México não foram poupados de “ameaças” do novo presidente americano. Por isso, os investidores ficam atentos às falas de Trump no Fórum de Davos hoje.
A participação do republicano será virtual e a partir das 13h do horário de Brasília. A expectativas é de que ele responsa a perguntas de executivos europeus e a questão tarifária deve ser um dos temas abordados.
Em um dia de agenda mais vazia, são dados dos Estados Unidos que podem mexer com o pregão. O número de pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana até o dia 17 de janeiro serão divulgados pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na {sigla} em inglês).
Recentemente, o payroll mostrou que os EUA criaram muito mais empregos do que o esperado, o que pode valer que as pressões inflacionárias ainda estão fortes por lá. Enfim, um mercado de trabalho pujante mostra que há mais pessoas empregadas, recebendo e, portanto, dispostas a gastar. Com a expectativa de que o governo de Donald Trump também seja mais inflacionário, esses dados atraem mais atenção ainda, uma vez que os investidores querem se antecipar ao que deve vir por aí.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/G/l/CPEDlNQFKt67Mc8C3MPg/dede-3-.jpg)
Publicar comentário