×

Governo publica MP para socorrer empresas do tarifaço

Governo publica MP para socorrer empresas do tarifaço

Governo publica MP para socorrer empresas do tarifaço

Governo publica MP para socorrer empresas do tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta quarta-feira (13) o projecto de contingência para socorrer empresas brasileiras impactadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a determinados produtos nacionais. A medida provisória, assinada hoje e publicada nesta tarde, foi batizada de “Brasil Soberano”, e estabelece uma série de ações emergenciais para preservar empregos e reduzir prejuízos econômicos.

As medidas foram anunciadas pelo governo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Rancho, Fernando Haddad, e as lideranças da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente.

Ao apresentar as medidas, Haddad disse que o pacote foi desenhado para, em um primeiro momento, atender os setores mais atingidos.

“Nós passamos as últimas semanas sob comando de Alckmin conversando com setores econômicos para saber a graduação do problema que estamos enfrentando para que essa primeira medida pudesse atender de pronto os setores mais atingidos pelo tarifaço”, afirmou. Em suas falas, ele ainda disse que o Brasil está em uma situação inusitada, em que é sancionado por ser “mais democrático do que o seu assaltante”.

Em sua fala durante a apresentação, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que as medidas apresentadas “significam a resguardo também fundamental da democracia contra novos ataques e ameaças”.

  • Risca de crédito privativo para exportadores no valor inicial de R$ 30 bilhões;
  • Reformulação do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), que passa a relatar com recursos liberados para financiar, a dispêndio grave, os setores afetados pelo tarifaço, mas não unicamente eles.O FGE passa a operar a todo setor exportador do Brasil”, diz Haddad.
  • Um sistema de seguro e crédito com fundos garantidores para as empresas menores. “Estamos dando um suporte para o crédito e seguro garantindo o pequeno e médios exportadores que hoje se sentem inibidos de exportar sem a garantia que vão receber”, afirmou Haddad.
  • O regime aduaneiro privativo de”drawback”, que estende o prazo de isenção de impostos “para que o exportador que importe para produzir tenha um conforto e horizonte de planejamento para não perder o crédito tributário de uma eventual exportação”.
  • A compra governamental de produtos será flexibilizada, para que União, estados e municípios possam comprar produtos que teriam outro tramontana. “Qualquer resultado perecível que tinha uma vez que tramontana sobretudo os EUA poderá adquiri-los”, diz o ministro. As regras preveem contratação direta, sem licitação e sem obrigatoriedade de elaboração de estudos técnicos preliminares.

Os acordos bilaterais com outros países e blocos também foram citados na apresentação uma vez que uma forma de estimular e proteger não só a indústria pátrio, uma vez que também a economia.

O tarifaço entrou em vigor há uma semana e elevou para 50% as tarifas sobre segmento das exportações brasileiras para os Estados Unidos.

Embora quase 700 produtos tenham sido retirados da lista de sobretaxas, itens estratégicos uma vez que moca, mesocarpo e frutas foram mantidos e representam setores relevantes para a economia brasileira.

O governo afirma que o projecto procura evitar perdas impactos mais severos no câmbio, na inflação e, evidente, nos resultados dessas companhias e setores.

dia-do-exercito-mcamgo-abr-16042025-6 Governo publica MP para socorrer empresas do tarifaço
Brasília (DF), 16/04/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da celebração do Dia do Tropa e do jubileu de 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, na Itália. Foto: Marcelo Camarg — Foto: Marcelo Camargo/Filial Brasil/Marcelo Camargo/Filial Brasil

source

Publicar comentário