×

Ibovespa cai com Petrobras pesando e isenção de IR no radar

Ibovespa cai com Petrobras pesando e isenção de IR no radar

Os preços do petróleo derrubam as ações da Petrobras, peso-pesado no índice. Os investidores estão à espera da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) no domingo, em meio a relatos de um aumento planejado na produção, o que eleva preocupações com o excesso de oferta no mercado.

  • Com isso, o índice fechou em queda de 1,08%, aos 143.950 pontos;
  • Já o dólar teve ligeiro subida de 0,20%, a R$ 5,3394.

Segundo Felipe Chad, sócio da 3P Capital, o pregão de hoje reforçou um mercado mais “seletivo”, com desempenho positivo de empresas ligadas ao setor industrial, refletido no progresso do índice IMAT e com destaque para Gerdau (GGBR4).

Na outra ponta, o baque da Ambipar não pode ser ignorado. Entre os motivos para a queda, segundo Chad, o proclamação de proteção contra credores, que acendeu luz vermelha e levou a uma perda de crédito quando há incerteza sobre a saúde financeira da empresa.

Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma do Imposto de Renda (IR), considerada uma vitória do governo. O projeto ampliou a filete de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 milénio por mês e institui um imposto mínimo efetivo sobre os contribuintes de subida renda.

Antes da votação, a preocupação principal era com mudanças que pudessem desfigurar o projeto.

O jurisperito tributarista Mozarth Wierzchowski recorda que a medida não vem isolada e faz secção de um movimento maior de aumento da arrecadação. Ele explica que, ao mesmo tempo em que amplia a isenção, o governo cria novas faixas de tributação sobre rendas mais altas, justamente para indemnizar a repúdio fiscal.

Mais cedo, o ministro da Herdade, Fernando Haddad, classificou a aprovação uma vez que um “golaço” da Câmara e disse que espera esteio para a material no Senado na mesma proporção. “Eu acredito que nós vamos ter um esteio tão grande uma vez que o que tivemos na Câmara. Foi uma uma votação histórica, 493 votos”.

Os mercados observam, ainda, a perenidade da paralisação da máquina pública nos Estados Unidos. Por conta disso, o dia não guarda grandes eventos ou indicadores no campo macroeconômico, devido à limitação na publicação de indicadores econômicos oficiais nos EUA com o “shutdown”.

source

Publicar comentário