IPTU 2025 de São Paulo: pagamentos começam hoje para quem não escolheu dia de vencimento
Os proprietários de imóveis localizados na cidade de São Paulo que não fizeram opção de dia de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) devem realizar o pagamento à vista ou somente da primeira parcela hoje (9). Porquê o vencimento é no termo de semana, pode ser pago no próximo dia útil, com desconto de 3% à vista ou em até dez parcelas.
- Leia também:
- IPVA e IPTU: melhor remunerar à vista ou parcelar?
Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.
Para todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do imposto ocorre no mês de fevereiro:
- no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral (Lei nº 14.089, de 22/11/2005);
- no dia 9 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento ou
- no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março. Veja o calendário.
A postagem das notificações para os contribuintes isentos acontecerá a partir do dia 25 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal da Herdade, 1,1 milhão de imóveis são isentos e 526 milénio têm desconto previsto em lei.
Porquê remunerar o IPTU em São Paulo?
Para consultar os valores, o morador deve acessar o site da Prefeitura de São Paulo, buscando a opção Consulta da Emissão Universal e 2ª Via do IPTU.
- Terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados – nesses canais, não há urgência do documento impresso, necessitando somente da informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU);
- Guichês de caixa e nas lotéricas – necessário o documento impresso;
- Débito automático – para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2025. Quem ainda não optou pela modalidade deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento desta parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela, segundo a Prefeitura.
- Pix – Para exprimir a guia de pagamento com o código, o tributário deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br.
Segundo a Prefeitura, não haverá o envio mensal de boletos de pagamento para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Neste caso, os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela.
Para evitar golpes, a Prefeitura ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Outrossim, o orgão alerta que quem optar pelo pagamento com PIX deve permanecer cauteloso a estas orientações:
- Emita a guia de pagamento pela página solene da Secretaria Municipal da Herdade de São Paulo, no link direto iptu.prefeitura.sp.gov.br;
- Porquê beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Herdade (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
- A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.
A Prefeitura também reforça que o não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o tributário à letreiro no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin) municipal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/B/8/kejBT0QMiGJ0ehKleBKQ/christian-wiediger-rymh7ezpqrs-unsplash.jpg?ssl=1)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2022/y/0/389jRxQIej9qPis2D82A/gettyimages-1337783883.jpg?ssl=1)
Publicar comentário