×

IPTU 2025: Moradores de São Paulo já podem consultar valores

IPTU 2025: Moradores de São Paulo já podem consultar valores

IPTU 2025: Moradores de São Paulo já podem consultar valores

IPTU 2025: Moradores de São Paulo já podem consultar valores
Quem optar pelo pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo em São Paulo Os proprietários de imóveis localizados na cidade de São Paulo já podem consultar a partir desta quarta-feira (15), pela internet, os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referentes ao ano de 2025 e realizar o pagamento à vista ou apenas da primeira parcela.
A entrega das notificações impressas iniciará na sexta-feira (17) e seguirá até o dia 20 de fevereiro, dependendo da data de vencimento. Veja o calendário.
Leia também: Valor do IPVA 2025 de SP é divulgado; veja como consultar e como pagar
IPVA e IPTU: melhor pagar à vista ou parcelar?
Preço do aluguel subiu 13,50% em 2024, aponta Fipezap; veja cidades mais caras
Para todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do imposto ocorre no mês de fevereiro:
no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral (Lei nº 14.089, de 22/11/2005);
no dia 9 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento ou
no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.
A postagem das notificações para os contribuintes isentos acontecerá a partir do dia 25 de fevereiro.
Como pagar o IPTU em São Paulo?
Para consultar os valores, o morador deve acessar o site da Prefeitura de São Paulo, buscando a opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU. Quem optar pelo pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo.
Os vencimentos nos dias em que não haja expediente bancário serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem a cobrança de qualquer acréscimo. Os moradores poderão consultar no edital as datas de vencimento do IPTU em 2025.
Por onde pagar:
Terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados – nesses canais, não há necessidade do documento impresso, necessitando apenas da informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU);
Guichês de caixa e nas lotéricas – necessário o documento impresso;
Débito automático – para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2025. Quem ainda não optou pela modalidade deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento desta parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela, segundo a Prefeitura.
Pix – Para emitir a guia de pagamento com o código, o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br.
Segundo a Prefeitura, não haverá o envio mensal de boletos de pagamento para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Neste caso, os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.
Para evitar golpes, a Prefeitura ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Além disso, o orgão alerta que quem optar pelo pagamento com PIX deve ficar atento a estas orientações:
Emita a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, no link direto iptu.prefeitura.sp.gov.br;
Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.
A Prefeitura também reforça que o não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin) municipal.
Initial plugin text
Mais Lidas
Imóveis em São Paulo
Getty Images

Publicar comentário