IPVA 2025 de SP: Pagamento com desconto vence hoje para veículos com placa de final 7
Nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, vence a primeira parcela ou a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 de São Paulo para proprietários de carros cujos números das placas terminam em 7. O proprietário que escolher a opção à vista terá 3% do valor do IPVA abatido da conta.
LEIA TAMBÉM:
– Governo isenta IPVA de veículos menos poluentes
– Calendário do IPVA 2025 do RJ é divulgado; veja datas
Hoje também é o vencimento da primeira parcela do IPVA para carros com placa final 7 para quem optar por não pagar à vista. No caso de parcelamento, não há desconto.
No caso de caminhões e tratores com placa de final 7, a parcela única com desconto também vence hoje.
Como pagar o IPVA 2025 em SP?
Sem mudanças nas regras de desconto e parcelamento, há três maneiras de realizar o pagamento do IPVA 2025. Mas apenas uma delas permite o desconto:
- Pagar valor em cota única com desconto de 3% em janeiro;
- Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro;
- Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes.
Para consultar o valor do IPVA, o proprietário de veículo registrado no Estado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) – clique aqui e informar o renavam e a placa. A consulta ao valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pode ser feita também em toda rede bancária.
Quais as alíquotas do IPVA 2025 em SP?
Na página da Sefaz-SP, além de saber o valor do IPVA 2025, o sistema informa o ano de fabricação, o código da marca/modelo e a descrição do veículo. Mostra também o valor da alíquota que seu carro se enquadra, o valor da taxa de licenciamento e eventuais multas.
Para a maioria dos veículos (carros de passeio, por exemplo) a alíquota do imposto em São Paulo é de 4%. Se o valor venal do veículo é de R$ 35 mil, por exemplo, o valor do IPVA 2025 será de R$ 1,4 mil. No caso do carro zero, basta trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal.
- Carros de passeio: 4%
- Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
- Caminhões: 1,5%
- Veículos de locadoras registrados em SP: 1%
Carros com 20 anos ou mais são isentos de IPVA em São Paulo. A alíquota para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, é de 1% (descontos para pagamento não se aplicam a esses veículos). Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).
A Sefaz-SP disponibiliza, ainda, a consulta ao valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei) – clique aqui, bastando informar a placa do veículo.
Calendário de pagamento do IPVA 2025 de SP
Os caminhões e tratores têm prazos diferentes. Quem escolher o pagamento integral em janeiro deve fazê-lo em 20 de janeiro com desconto de 3%. Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, o vencimento será em 22 de abril.
Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro. (veja as tabelas completas abaixo).
Como pagar o IPVA 2025 de SP via PIX?
Quem quiser pode pagar o tributo via PIX, gerando um QR code neste link. O código tem validade de 15 minutos. Se não for pago neste prazo, será necessário gerar um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código vai expirar.
Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
A multa para quem não paga o IPVA no prazo é 0,33% por dia de atraso e mais os juros de mora, com base na Selic, a taxa básica de juros da economia. Depois de 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do tributo.
Além da multa e dos juros, o contribuinte que deixa de pagar fica impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista. A inadimplência do IPVA impede o licenciamento do veículo, por isso o bem pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Publicar comentário