×

Julgamento de Bolsonaro e indicadores econômicos marcam uma semana enxurro

Julgamento de Bolsonaro e indicadores econômicos marcam uma semana enxurro

Julgamento de Bolsonaro e indicadores econômicos marcam uma semana enxurro

Julgamento de Bolsonaro e indicadores econômicos marcam uma semana enxurro

A semana começa relativamente tranquila com feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, o que reduz a liquidez do mercado por cá. No entanto, a agenda dos próximos dias promete com PIB do segundo trimestre no Brasil e dados importantes de serviço nos EUA. Hoje, o dia ainda é marcado pelas expectativas do julgamento de Jair Bolsonaro, marcado para amanhã (2), e as estimativas do Boletim Focus.

Julgamento do STF no radar

Pela primeira vez na história brasileira, um ex-presidente da República e militares serão julgados por tramar uma tentativa de golpe de Estado. Nos casos de Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados que terão as acusações analisadas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federalista (STF) a partir de terça-feira (2), a expectativa é de pena.

A grande questão, no entanto, é o quanto isso pode movimentar o cenário político por cá (principalmente porque o país está na véspera de um ano eleitoral) e, simples, a relação com os Estados Unidos.

Para quem não se lembra, o presidente norte-americano, Donald Trump, adotou uma postura de resguardo em relação às investigações contra Bolsonaro e, inclusive, citou uma “perseguição” sofrida pelo ex-presidente na missiva enviada ao presidente Lula para informar do tarifaço de 50%.

Portanto, o julgamento gera inquietação por poder se desdobrar em novas sanções contra autoridades brasileiras por secção do republicano. Há, ainda, chance de novas retaliações comerciais, porquê mais tarifas ou até mesmo uma dificuldade maior em negociações.

Os investidores ainda ficam de olho nas expectativas trazidas pelo Boletim Focus. O documento mensal traz as estimativas dos economistas para alguns dos principais indicadores econômicos do país e ajudam o mercado a calibrar suas expectativas.

Com as previsões para a inflação deste ano vindo cada vez menores, o mercado já passou a apostar em um incisão da Selic no início do ano que vem.

Semana enxurro de indicadores

A semana ainda terá vários indicadores importantes para o mercado seguir. Amanhã (2), será dia do PIB do segundo trimestre do Brasil, que deve ser escoltado de perto pelos agentes financeiros, já que também pode ajudar a nortear as apostas para a Selic.

Na quarta-feira (3), há dados da produção industrial por cá.

Já nos Estados Unidos, há o relatório Jolts de vagas de serviço em lhano na quarta-feira (3), o relatório ADP de empregos criados no setor privado na quinta-feira (4) e o “payroll” referente a agosto na sexta-feira (5). Aliás, há ainda o Livro Bege também na quarta-feira.

2025-07-18t160757z-462861279-rc23pfadn9xp-rtrmadp-3-brazil-bolsonaro Julgamento de Bolsonaro e indicadores econômicos marcam uma semana enxurro
Exclusive interview with former Brazilian President Bolsonaro in Brasilia — Foto: MATEUS BONOMI/REUTERS

source

Publicar comentário