×

LIFT Learning aposta em tokenização de ativos sustentáveis no mercado global

LIFT Learning aposta em tokenização de ativos sustentáveis no mercado global

Oferecer ao mercado global novas alternativas de investimento em projetos sustentáveis brasileiros é o duelo do LIFT Learning deste ano. As empresas Vert Capital e Gnosis, idealizadores e patrocinadores deste projeto, junto com pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), estudam porquê desenvolver uma infraestrutura regulatória e tecnológica para a emissão e negociação de ativos reais tokenizados (RWAs) sustentáveis, alinhadas às exigências do mercado internacional.
O grupo realiza a pesquisa desde maio e deve apresentar resultados em novembro. A iniciativa é coordenada pelo Banco Médio (BC), orientador regulatório e estratégico, e pela Federação Pátrio de Associações dos Servidores do Banco Médio (Fenasbac), coordenadora do projeto e do ecossistema do Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT), tendo a Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) porquê participante convidada.
A representante do BC, Viviane Helena Torinelli, diz que o projeto vem sendo escoltado por várias unidades da autonomia (departamentos de Informática – Deinf; de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos – Deban; de Regulação Prudencial e Cambial – Dereg; de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rústico e do Proagro – Derop; e a Gerência de Relacionamento com Investidores Internacionais de Portfólio – Gerip).
"A iniciativa do RWA Sustentável está alinhada com outros esforços da instituição, em conjunto com o sistema financeiro e a comunidade de inovação, para estimular a inovação financeira e tecnológica para a sustentabilidade", disse Viviane Helena Torinelli,  da Gerência de Sustentabilidade e de Relacionamento com Investidores Internacionais de Portfólio (Gerip), do Banco Médio (BC).
​O que é o projeto?
O objetivo é desenvolver uma infraestrutura tecnológica e operacional, com respectivas sugestões de ajustes regulatórios, que viabilize a compra dos instrumentos financeiros Cédula de Resultado Rústico (CPR) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) verdes tokenizados por investidores estrangeiros, direcionando recursos para projetos rurais sustentáveis.
A meta é que os ativos possam ser emitidos, liquidados e negociados via blockchain pública, com compliance regulatório, rastreabilidade ambiental e interoperabilidade global.
A estruturação dos ativos RWA Sustentável prevê incorporação de práticas reconhecidas mundialmente, porquê sequestro de carbono e emissões evitadas, certificação e validação de práticas agrícolas sustentáveis e relatórios de impacto ambiental em tempo real.
De concórdia com Danielle Teixeira, líder de inovação ocasião da Fenasbac: “O projeto foi selecionado por abordar o duelo real de tornar o Brasil mais competitivo no mercado internacional de finanças sustentáveis”.
Segundo ela, ao incluir critérios ambientais reconhecidos internacionalmente na solução desenvolvida de forma estrutural, a pesquisa aplicada da atual edição do LIFT Learning procura proporcionar mais liquidez ao mercado brasiliano e mais competitividade aos ativos nacionais em mercados globais. Um dos efeitos esperados é fortalecer o chegada de produtores rurais sustentáveis ao crédito.
Frentes regulatórias e tecnológicas
O projeto será desenvolvido em dois grupos paralelos: um focado nas discussões tecnológicas e de negócios, e outro nas discussões regulatórias, de governança e sustentabilidade. Nesta frente, os pesquisadores analisam experiências de outros países, porquê Suíça, Estados Unidos, Singapura, Hong Kong e Emirados Árabes, além das da União Europeia.
A frente tecnológica, explica a líder da Fenasbac, irá explorar a padronização de tokens com critérios de sustentabilidade e a implementação de contratos inteligentes utilizando a infraestrutura da Gnosis (Ethereum). O foco estará na programabilidade de regras ambientais, auditoria automatizada e integração com os padrões do Drex.
Para prometer o alinhamento do desenvolvimento e fazer pontes entre as discussões, pessoas-chave da PUC-Rio, VERT, Gnosis, BCB, CVM e Fenasbac farão segmento de ambos os grupos. 
IMAGEM_NL_v2_lift_learning_rwa_enxoval_nl_390291_2025 LIFT Learning aposta em tokenização de ativos sustentáveis no mercado global
O que é o LIFT?
O LIFT é um laboratório virtual que promove protótipos de inovação financeira e tecnológica, coordenado pela Fenasbac e o BC, com o objetivo de fomentar projetos de pesquisa de inovação relacionados à indústria financeira. O laboratório conta com as seguintes parcerias: Microsoft, IBM, AWS, Cielo, R3, Multiledgers e Instituto Fenasbac.
No LIFT Day 2025, o Presidente do BC, Gabriel Galípolo, lembrou que, em 2019, um ano depois a sua geração, o LIFT recebeu o prêmio da Médio Bank Banking Publications porquê a iniciativa de experimentação mais inovadora do mundo. Em 2023, outro reconhecimento: um dos melhores laboratórios de inovação do mundo pela Global Finance Magazine.
“O LIFT Learning vem atuando na capacitação de profissionais e disseminação do conhecimento sobre temas porquê blockchain, interoperabilidade, privacidade, finanças descentralizadas, lucidez sintético e sustentabilidade, sempre com emprego prática e visando as necessidades da sociedade”, destacou Galípolo.
Saiba mais:

source

Publicar comentário