Lula é liberado para viajar e Rússia pode ser um dos destinos; 55% acham que presidente faz viagens demais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/s/O/4qbHTZT9AvfSB3g0s5Rg/0d9a1263.jpg?ssl=1)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado para fazer viagens de avião depois uma tomografia na cabeça, realizada nesta segunda-feira (27), indicar melhora do quadro gerado pela hemorragia intracraniana sofrida depois um acidente domiciliar no Palácio da Alvorada. E uma das viagens que o presidente pode fazer, em breve, é para comparacer à comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial.
O invitação para a cerimônia, que vai ocorrer em 9 de maio, foi feito ao presidente Lula por Vladimir Putin, presidente da Rússia. Os líderem conversaram na manhã de hoje, por telefone. Conforme o Planalto, o presidente Lula agradeceu o invitação russo e indicou intenção de comparecer. O presidente russo, por sua vez, “demonstrou satisfação com perspectiva de receber o presidente brasílio e fortalecer o relacionamento entre o Brasil e a Rússia”.
Desde que sofreu um trambolhão domiciliar no Palácio da Alvorada, no ano pretérito, Lula fez seguidos exames de imagem no Hospital Sírio-Libanês para verificar a extensão do sangramento na cabeça. Nesse período, o presidente ficou inepto, por recomendação médica, de viajar de avião para evitar complicações.
Ainda assim, conforme a pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (27), encomendada pela Genial Investimentos, 55% dos entrevistados acham que Lula viaja de forma “excessiva”. Já 37% consideram as idas de Lula para outros países porquê uma postura “adequada”. Outros 49% disseram não ver os benefícios trazidos pelas agendas internacionais do presidente, enquanto 40% acreditam que as viagens de Lula têm bons resultados.
De contrato com o boletim médico divulgado hoje, o presidente apresentou novidade melhora do quadro gerado pela hemorragia intracraniana e, por isso, pode voltar a fazer voos. “O inspecção mostra novidade redução da coleção, patível com progressiva melhora do quadro. O presidente foi liberado plenamente para treinar sua rotina habitual de vida, porquê viagens e atividade física. O presidente segue sob comitiva da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Rebento e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o transmitido.
Sobre o que falaram Lula e Putin?
Entre os tópicos da relação entre os presidentes, Lula abordou o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da sossego. O Planalto diz que Putin agradeceu a taxa de atores porquê o Brasil para a procura de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Tranquilidade, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro pretérito. Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema.
Putin ainda expressou esteio à presidência brasileira do BRICS e indicou disposição de seguir trabalhando no progressão de iniciativas em obséquio da facilitação do negócio e dos investimentos entre os membros e em outras áreas. Ambos saudaram o ingresso da Indonésia porquê membro pleno do BRICS.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/s/O/4qbHTZT9AvfSB3g0s5Rg/0d9a1263.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/r/g/RfEizgRISYLtyPTapTAA/business-7234940-1280.jpg?ssl=1)
Publicar comentário