×

Membros do Fed se dividem sobre cortes de juros nos EUA

Membros do Fed se dividem sobre cortes de juros nos EUA

Membros do Fed se dividem sobre cortes de juros nos EUA

Membros do Fed se dividem sobre cortes de juros nos EUA

Os dirigentes do Federalista Reserve (Fed) Christopher Waller e Stephen Miran sinalizaram nesta quinta-feira (16) posições distintas sobre o ritmo e a intensidade dos futuros cortes de juros nos Estados Unidos, em meio à expectativa de que o banco médio americano reduza ao menos mais duas vezes as taxas ainda neste ano.

Enquanto Miran defendeu reduções mais agressivas, de 0,50 ponto, Waller manteve o exposição de ajuste gradual, com cortes de 0,25 ponto por reunião. Ambos reconheceram, mas, que a política monetária atual segue restritiva, mas divergem sobre o ritmo adequado de normalização das taxas.

O diretor Stephen Miran afirmou que o nível neutro de juros da economia americana diminuiu devido a mudanças estruturais, uma vez que o incremento populacional mais fraco e a redução dos fluxos migratórios.

Segundo ele, esses fatores indicam que o Fed pode estar mantendo os juros em patamar excessivamente contracionista.

“Minha visão é de que a política monetária vem se tornando mais restritiva ao longo do ano e de maneira significativa, e eu quero ajustar rápido os juros para desfazer esse aperto que veio da mudança na taxa neutra”, disse Miran em evento em Washington.

O dirigente defendeu que o Fomc (Comitê Federalista de Mercado Crédulo) adote uma redução de 0,50 ponto percentual na próxima reunião – o duplo do que sugere a lado mais cautelosa do banco médio.

Em risco oposta, Christopher Waller voltou a proteger prudência na transporte da política monetária e afirmou que o Fed deveria reduzir os juros em 0,25 ponto na próxima reunião, dando unicamente “mais um passo” rumo a uma postura neutra.

Segundo ele, a inflação já está próxima da meta de 2%, excluindo os efeitos temporários das tarifas sobre produtos chineses. Por isso, o dirigente considera que o Fed pode principiar a reduzir os juros, mas sem pressa.

“A inflação não deveria ser uma barreira para levar a política monetária a um patamar mais neutro”, disse.

Waller avalia que o patamar neutro de juros se encontra entre 1 e 1,25 ponto percentual inferior do atual, o que sugere que o ciclo de cortes poderá ser mais longo, mas com passos menores e controlados.

porcentagem Membros do Fed se dividem sobre cortes de juros nos EUA
— Foto: Getty Images

source

Publicar comentário