×

Mesmo com redução da Petrobras, gasolina sobe nos postos junto com etanol, mostra pesquisa

Mesmo com redução da Petrobras, gasolina sobe nos postos junto com etanol, mostra pesquisa

Mesmo com redução da Petrobras, gasolina sobe nos postos junto com etanol, mostra pesquisa

Mesmo com redução da Petrobras, gasolina sobe nos postos junto com etanol, mostra pesquisa

O preço médio da gasolina nos postos brasileiros aumentou 0,22% em outubro em relação a setembro para R$6,388 o litro, enquanto o etanol hidratado subiu 0,29% para R$4,455, em momento em que o biocombustível tem oferecido suporte aos valores na petardo apesar de uma redução da cotação da Petrobras, apontou levantamento da ValeCard guiado à escritório de notícia Reuters.

A empresa especializada em meios de pagamento considerou transações realizadas entre 1º e 26 de outubro em mais de 25 milénio postos de combustíveis em todo o país.

A ligeiro subida no preço da gasolina observada em outubro ocorreu na medida em que o repasse do ajuste feito pela Petrobras não foi subitâneo, uma vez que geralmente acontece até que os distribuidores e revendedores passem a operar com estoques novos, avaliou o diretor de Mobilidade e Operações da ValeCard, Marcelo Braga.

A estatal anunciou em 21 de outubro uma redução de 4,9% no preço do combustível vendido às distribuidoras.

“O repasse ao consumidor depende da renovação dos estoques ao longo da prisão de distribuição. Postos e distribuidoras ainda operam com combustíveis adquiridos anteriormente, a preços mais altos, e o efeito tende a ser percebido somente à medida que novos lotes, já com valores atualizados, cheguem ao varejo”, explicou.

Outro ponto importante é a elaboração da gasolina vendida no Brasil, que desde agosto conta com mistura de 30% de etanol anidro. Uma vez que o etanol anidro registrou subida em outubro influenciada pela proximidade da entressafra da cana-de-açúcar no centro-sul e pela menor oferta das usinas, houve uma sustentação do preço da gasolina.

“Em Estados uma vez que Goiás e Espírito Santo, essa valorização reduziu parcialmente o impacto da queda anunciada pela Petrobras no preço da gasolina A”, disse.

Enquanto os estoques permanecerem limitados, o etanol tende a seguir firme, influenciando diretamente o valor final ao consumidor, acrescentou.

Com uma safra de cana inferior do potencial no centro-sul e um mercado global de açúcar pressionado, usinas estão mudando o “mix” de destinação da matéria-prima, direcionando menores volumes para a produção de açúcar e um pouco mais para etanol, apontou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), nesta quinta-feira.

gettyimages-1355154649 Mesmo com redução da Petrobras, gasolina sobe nos postos junto com etanol, mostra pesquisa
— Foto: Getty Images

source

Publicar comentário