×

Meu BC passa a narrar com novos serviços para o cidadão

Meu BC passa a narrar com novos serviços para o cidadão

A partir desta quarta-feira (25/6), ficará ainda mais fácil acessar alguns serviços do Banco Meão (BC) que ajudam o cidadão no seguimento da sua vida financeira. O BC aperfeiçoou o portal Meu BC, que é uma superfície do site do BC desenvolvida para atender às necessidades do cidadão que procura informações e serviços, porquê o Sistema de Valores a Receber (SVR); registro de reclamações contra instituições financeiras e de pedidos de informação; Calculadora do Cidadão; consulta de instituições autorizadas a funcionar pelo BC; dados sobre instrução financeira e muito mais.
A principal mudança é que, agora, o portal Meu BC conta com uma superfície logada, passando a concentrar as principais informações pessoais e sigilosas, garantindo uma experiência mais intuitiva para o usuário.
Por exemplo, para acessar o Registrato, que é um dos serviços do BC mais procurados pelo público em universal, era preciso dar mais cliques e velejar por mais tempo pelo portal para encontrar o teor desejado. Agora, ao fazer o login no portal, o entrada a todos os relatórios do Registrato está disponível na primeira tela da interface de interação com o cidadão.
Ou seja, ficará muito mais simples e rápido ter entrada aos relatórios de Chaves Pix, de Empréstimos e Financiamentos (SCR), de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS), de Câmbio e Transferências Internacionais e de Cheques Sem Fundos, disponibilizados pela utensílio.
Para se ter uma teoria da prestígio desses relatórios, somente o SCR foi emitido mais de treze milhões de vezes em 2024. Saiba mais no BC te Explica #99.
Extensão logada 
Além do Registrato, o usuário terá entrada à Meão de Autorizações, novo serviço que trata do compartilhamento de entrada aos relatórios do Registrato com terceiros (saiba mais inferior), ao SVR, ao Cadastro de Operações de Crédito Rústico (CACR), e o seguimento de demandas registradas no BC.
É importante ressaltar que é preciso ter conta gov.br, nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada para ter entrada à superfície logada do Meu BC. Se tiver dúvidas sobre porquê obter esse nível de entrada, assista ao BC te Explica #138.
Ao pensar na melhoria da experiência de navegação, o novo Meu BC também trouxe avanços para o atendimento das pessoas com deficiência visual, passando a ser atingível para leitores de tela. "O propósito foi concentrar o entrada às informações sigilosas do cidadão a partir do entrada único via GovBr. Com essas informações em uma superfície segura, o cidadão pode monitorar de forma simples e rápida o seu relacionamento com o Sistema Financeiro Vernáculo", disse Sirlene Cristina de Freitas, coordenadora no Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC.
Meão de Autorizações
Esse é um novo serviço criado pelo BC. Na Meão de Autorizações, o titular dos dados pode compartilhar, com até cinco pessoas, o entrada aos seus relatórios do Registrato: “O objetivo é permitir que uma pessoa de crédito possa ter entrada e ajudar outra no seguimento da vida financeira. Por exemplo, que um fruto possa facilitar os pais idosos no monitoramento de suas informações, ou que o responsável financeiro do núcleo familiar possa acessar os relatórios dos outros membros, desde que eles o autorizarem”, exemplificou Sirlene. Essas autorizações podem ser por prazo claro e podem ser canceladas a qualquer momento pelo titular das informações.
 
Informações detalhadas
O seguimento dos pedidos de informação, reclamações e manifestações de ouvidoria registrados no BC ficou muito mais completo. Antes, a consulta era muito resumida. No caso de uma reclamação, por exemplo, só era provável saber se ela tinha sido encaminhada para o banco e se havia uma resposta enviada para o endereço cadastrado na instituição. Com o novo módulo, é provável ter o detalhamento completo de cada demanda, com descrição, horário e data do protocolo, entrada aos documentos enviados pelo BC e ainda, no caso de reclamações, é provável acessar as respostas enviadas pela instituição financeira.
IMAGEM_NL_v2_meu_bc_enxoval_nl_380570_2025 Meu BC passa a narrar com novos serviços para o cidadão
 
O que não muda
Sirlene explica que nem todos os serviços disponíveis no portal Meu BC precisam de login com a conta gov.br prata ou ouro e a verificação em duas etapas habilitada. Opções que não envolvam dados sigilosos, porquê o registro de um pedido de informação ao BC, continuarão a ser acessados também por contas de nível bronze.
Já serviços porquê a Calculadora do Cidadão e a consulta se uma instituição é autorizada a funcionar pelo BC, entre outros, não dependem de qualquer login na conta gov.br.
 
Dois anos
O Meu BC está no ar desde 2023. Nestes dois anos de funcionamento, o portal se consolidou porquê um importante instrumento de entrada da sociedade a serviços disponibilizados ao cidadão pelo BC. Visite o Meu BC .

source

Publicar comentário