×

'Minerais críticos estão no topo da agenda', diz profissional

'Minerais críticos estão no topo da agenda', diz profissional

'Minerais críticos estão no topo da agenda', diz profissional

'Minerais críticos estão no topo da agenda', diz profissional

A eletrificação da economia e o desenvolvimento da lucidez sintético (IA) vão tornar cada vez mais relevantes as reservas e o processamento de minerais críticos. Fundamentais para a construção de baterias e outros equipamentos, cobre, níquel, lítio e terras raras, entre outros, se transformaram em objecto de segurança pátrio para Estados Unidos e China e estiveram no núcleo das conversas entre os países sobre tarifas. Os minerais estratégicos também entraram na agenda do Brasil com os EUA, que taxaram as exportações brasileiras com tarifas de 50%.

Em conversa com o Valor, o vice-presidente sênior de geopolítica e relações internacionais da S&P Global Commodites Insights, Carlos Pascual, diz que o Brasil pode ter papel relevante não exclusivamente porquê fornecedor desses insumos, mas no processamento da matéria-prima. “Para o Brasil, existe a capacidade potencial de ser um suprimento de minerais críticos, mas também de ter um papel no processamento horizonte desses minerais, o que será importante para reduzir o controle que a China tem sobre o mercado”, afirma.

Nascido em Cuba e criado desde pequeno nos Estados Unidos, Pascual diz que a escalada tarifária terá efeitos sobre a economia global e, consequentemente, na demanda por petróleo. O executivo estima que os preços da commodity devem fechar o ano entre US$ 55 e US$ 60 por barril, fruto também do prolongamento rápido da oferta.

Diplomata, Pascual atuou porquê mensageiro dos EUA na Ucrânia entre 2000 e 2003. Com base nessa experiência, diz que a solução para o conflito com a Rússia, que dura mais de três anos, depende de proposta que traga “qualquer intensidade de realismo” para o cessar-fogo, permitindo que seja aceita pelos ucranianos. Pascual também afirma que o Brasil terá um grande duelo ao organizar a COP 30, em novembro, em Belém, em momento marcado por diversas questões geopolíticas e econômicas.

gettyimages-914169024-1- 'Minerais críticos estão no topo da agenda', diz profissional
EUA X Brasil — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário