×

Ministério da Herdade comunica que decreto do IOF sofrerá alterações

Ministério da Herdade comunica que decreto do IOF sofrerá alterações

Ministério da Herdade comunica que decreto do IOF sofrerá alterações

Ministério da Herdade comunica que decreto do IOF sofrerá alterações

Depois de confirmar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no transcurso da tarde desta quinta-feira, o Ministério da Fazendas informou, por volta das 23h30, que fará ajustes no decreto, que passa a valer a partir da meia noite de sexta-feira (23).

Na rede social X, o Ministério da Herdade informou que, “depois diálogo e avaliação técnica”, decidiu manter em zero a alíquota de IOF sobre emprego de investimentos de fundos nacionais no exterior, que subiria para 3,5%.

Em relação as remessas ao exterior por segmento de pessoas físicas, será incluído no decreto o justificação que, remessas destinadas a Investimentos continuarão sujeitas à alíquota atualmente vigente de 1,1%, sem alterações.

“Nascente é um ajuste na medida — feito com estabilidade, ouvindo o país, e corrigindo rumos sempre que necessário”, diz a publicação.

A elevação do impostou pegou os investidores de surpresa e assustou a indústria de fundos de investimento, com reflexos nos ativos da bolsa brasileira. Com isso, ogoverno recuou parcialmente na medida, devido à repercussão negativa no mercado financeiro e também internamente.

A revogação é parcial. Portanto, outras mudanças no IOF seguem válidas a partir desta sexta-feira (24), porquê:

  • Aumento do IOF para compra de moeda estrangeira em espécie, que passou de 1,1% para 3,5%;
  • Elevação das alíquotas para empresas em operações de crédito;
  • Geração de alíquota de 5% para aportes elevados em planos de previdência complementar (VGBL).
relatrio-de-avaliao-de-receitas-e-despesas-primrias-do-2-bimestre-de-2025-54538441945-o Ministério da Herdade comunica que decreto do IOF sofrerá alterações
Brasília DF, 22/05/2025 – O ministro da Herdade, Fernando Haddad — Foto: Valter Campanato/Filial Brasil/Valter Campanato/Filial Brasil

source

Publicar comentário