Musk deveria permanecer fora da política, diz secretário do Tesouro dos EUA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/T/G/IwuzNhRDGTAcgwuXgtxA/2025-05-30t190119z-1140535023-rc2jseavp8zw-rtrmadp-3-usa-trump.jpg?ssl=1)
Outrossim, a firma de investimentos Azoria Partners, que planejava lançar um fundo vinculado à montadora de carros elétricos Tesla, de Musk, afirmou que estava adiando o empreendimento porque a geração do partido representa “um conflito com suas responsabilidades uma vez que CEO em tempo integral.”
Musk anunciou no sábado a geração do “Partido da América” em resposta ao projeto de incisão de impostos e aumento de gastos proposto por Trump, o qual Musk afirma que levará o país à falência.
Falando no programa State of the Union, da CNN, no domingo, o secretário do Tesouro Scott Bessent disse que os conselhos de gestão da Tesla e da empresa espacial SpaceX provavelmente prefeririam que Musk se mantivesse semoto da política.
“Imagino que esses conselhos não gostaram do proclamação de ontem (sábado) e irão incentivá-lo a focar nas suas atividades empresariais, não nas políticas”, disse Bessent.
Musk, que atuou uma vez que mentor de Trump nos primeiros meses de seu governo, afirmou que seu novo partido tentará derrotar, nas eleições legislativas do próximo ano, os parlamentares republicanos que apoiaram o projeto espargido uma vez que o “grande e belo projeto de lei”.
A Mansão Branca não respondeu diretamente à prenúncio de Musk, mas declarou que a aprovação do projeto mostra que o Partido Republicano está poderoso.
“Uma vez que líder do Partido Republicano, o presidente Trump unificou e fortaleceu o partido uma vez que nunca vimos antes”, disse o porta-voz Harrison Fields.
Musk financiou com milhões de dólares a campanha de reeleição de Trump em 2024 e, por um tempo, aparecia com frequência ao lado do presidente no Salão Oval e em outros eventos. O desentendimento entre os dois por pretexto do projeto orçamentário levou a um rompimento, que Musk tentou reparar sem sucesso.
A proposta, que corta impostos e aumenta os gastos com resguardo e segurança nas fronteiras, foi aprovada na semana passada com votos exclusivamente dos republicanos nas duas casas do Congresso. Críticos dizem que ela prejudicará a economia americana ao aumentar significativamente o déficit do orçamento federalista.
Trump alegou que Musk está insatisfeito porque a medida retira os créditos fiscais para veículos elétricos da Tesla. O presidente ameaçou retirar bilhões de dólares em contratos e subsídios que Tesla e SpaceX recebem do governo, em resposta às críticas de Musk.
Bessent sugeriu que Musk tem pouca influência sobre os eleitores, que, segundo ele, gostaram mais do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) que Musk liderou do que do próprio bilionário.
“Os princípios do DOGE eram muito populares”, disse Bessent. “Acho que se olharmos as pesquisas, Elon não era.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/T/G/IwuzNhRDGTAcgwuXgtxA/2025-05-30t190119z-1140535023-rc2jseavp8zw-rtrmadp-3-usa-trump.jpg)
Publicar comentário