Nasdaq entra em 'mercado de baixa' depois queda de 11% na semana; entenda
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/i/Z/BVHp3JTEiby3Lk8cjvbw/gettyimages-10194461.jpg?ssl=1)
Esse momento negativo é classificado uma vez que “bear market”, em Wall Street, ou “mercado de baixa”, em tradução livre. E por que “bear”, urso em inglês? Por que ações estão caindo com a violência de quem sofre a patada de um urso. É o movimento contrário do chamado “bull market”, quando sobem uma vez que se levadas pelos cornos de um touro.
Ao final dos negócios o índice que reúne empresas industriais, o Dow Jones, recuava 5,50%, aos 38.314 pontos, enquanto o indicador das maiores empresas americanas, o S&P 500, tinha queda de 5,90%, para 5.078 pontos. Já o índice que reúne empresas de tecnologia, o da Nasdaq, caía 5,82%, para 15.587 pontos. Na semana, caíram 8,75%, 9,85% e 10,67%, respectivamente.
O mercado de baixa sofre grande influência da falta de crédito dos investidores no mercado de investimentos de risco e na economia em universal – em termos nacionais e globais. Em outras palavras, trata-se de um quadro em que os investidores se mostram mais propícios a vender ativos do que a comprar, explicam analistas da XP.
Na quarta-feira (02), depois o fechamento do mercado, Trump anunciou uma tarifa de 34% sobre as importações chinesas, elevando a tarifa efetiva a 54%. Uma vez que revérbero, ontem o Dow Jones, recuou 3,97%, enquanto o S&P 500, caiu 4,84%. Já o Nasdaq caiu 5,97%. Foi a maior queda do S&P 500 e do Nasdaq desde desde junho e março de 2020, no auge da pandemia da covid-19. Ou seja, a maior segmento da possante queda dos índices na semana ficou concentrada nas duas últimas sessões da semana.
E por que isso aconteceu? Porque o mercado está em um envolvente de possante aversão ao risco, oferecido que a chance de uma recessão global aumentou consideravelmente depois o pregão das tarifas. A incerteza se deve tanto ao valor das tarifas, muito maior do que o esperado pelos analistas, quanto à metodologia do operação, que sinaliza a dificuldade da negociação das taxas, aponta Diego Chumah, gestor de bolsa do fundo ASA Hedge.
“A retaliação da China hoje e o glosa de Trump condenando a ação aumenta a incerteza no pequeno prazo, uma vez que esse movimento implica menor chance de negociação ou até mesmo uma escalada da guerra mercantil.”
André Valério, economista sênior do Banco Inter, reforça que a intensificação da guerra mercantil, mormente se outros países se juntarem à China na retaliação, aumenta a verosimilhança de uma possante queda no negócio internacional e de uma recessão global.
Veja inferior o desempenho das Sete Ações Magníficas na última sessão da semana. Tesla, Nvidia e Apple são as mais expostas à China:
- Tesla (TSLA): -10,45%
 - Nvidia (NVDA): -7,32%
 - Apple (APPL): -7,28%
 - Meta (META): -5,02%
 - Amazon (AMZN): -4,15%
 - Microsoft (MSFT): -3,56%
 - Alphabet (GOOGL): -3,46%
 
O presidente do banco médio americano (Federalista Reserve, o Fed), Jerome Powell, disse em oração nesta sexta que as tarifas podem levar a um cenário de inflação mais pressionada e desenvolvimento mais lento, a famosa estagflação. Na fala, ele relembrou que a obrigação da domínio monetária é manter as expectativas de longo prazo para a inflação ancoradas e disse que a perspectiva continua altamente incerta, com riscos elevados para o desemprego, além de declarar que os preços das residências seguirá saliente.
Mesmo o relatório de trabalho payroll de março mais possante do que o esperado não animou investidores. A economia americana adicionou 228 milénio empregos no mês, muito supra do esperado. A taxa de desemprego ficou praticamente inalterada, aumentando de 4,14% para 4,15%, aponta Valério.
“O payroll sugere a perpetuidade da tendência observada nos últimos meses. Entretanto, foi o último relatório antes das tarifas, e os próximos devem principiar a incorporar os impactos das medidas. Ainda há incerteza do impacto sobre o nível de preços no pequeno prazo. Vemos o banco médio americano em uma posição reativa, aguardando o desenvolvimento dos fatos para sua tomada de decisão, justamente porque um namoro preventivo, uma vez que o mercado parece desejar nesse momento, pode dificultar ainda mais o trabalho primeiro, caso a inflação acelere em resposta às tarifas”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/i/Z/BVHp3JTEiby3Lk8cjvbw/gettyimages-10194461.jpg)
                                                                                
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
Publicar comentário