Novo consignado privado pode ser contratado nos apps dos bancos a partir de hoje. Veja quem oferece
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/c/m/U3u00jRAARj8H2KTBtAA/carteira-de-trabalho-digital-mcamgo-abr-240620211818-2.jpg?w=1200&resize=1200,0&ssl=1)
A partir desta sexta-feira (25), os trabalhadores poderão simular, contratar e gerenciar o Crédito do Trabalhador, novidade modalidade de consignado lançada pelo governo, diretamente pelo aplicativo, site ou agências físicas dos bancos. Até logo, a traço só podia ser contratada pelo app da Carteira de Trabalho Do dedo (CTPS).
Bancos porquê Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú e Banrisul anunciaram que já disponibilizarão o crédito por meio de seus canais próprios.
No Nubank, a opção será disponibilizada de maneira gradual a partir de hoje (25). Para contratar, o cliente precisa acessar o menu “Pegar Emprestado” na tela inicial do aplicativo, escolher a opção “Consignado do Trabalhador” e clicar em “Simular”. A partir dali, ele precisará preencher os dados solicitados para receber as informações do contrato daquele empréstimo. Caso queira tomar o crédito, ele precisa clicar em “Concordar e Contratar” e validar com sua senha.
De harmonia com o banco, posteriormente a validação, o contrato é enviado para a Dataprev, empresa do Governo Federalista responsável por processar as informações. Em até 24 horas, o cliente receberá uma notificação no app com a confirmação da contratação.
No caso do Banco do Brasil, o Crédito do Trabalhador poderá ser simulado e contratado não só no aplicativo e no site, porquê também em terminais de autoatendimento, além das agências e correspondentes bancários.
Para contratar por canais on-line, basta acessar o menu “Empréstimos” e autorizar a consulta de dados na CTPS para seguir com a simulação e a contratação.
Segundo o banco, “contratações têm apresentado uma taxa média de juros bastante subalterno as taxas do empréstimo pessoal, do parcelamento do rotativo do cartão de crédito e de empréstimos em financeiras”. Ainda assim, o BB sugere que o cliente compare diferentes propostas antes de efetivar a contratação do crédito.
“O BB reforça a preço da conferência de propostas antes da contratação, incentivando os trabalhadores a analisarem as taxas de juros, o valor disponibilizado, prazos de pagamento e o Dispêndio Efetivo Totalidade (CET), escolhendo com prudência a opção mais vantajosa”, afirmou o banco em nota.
O Santander informou que também irá disponibilizar o crédito em seus canais próprios a partir de hoje (25). Segundo o banco, conforme a regra do governo, a traço será oferecida “em condições melhores”, “mas as taxas vão variar de harmonia com o perfil do cliente”.
O Itaú Unibanco também passa a oferecer a contratação do novo crédito consignado diretamente pelo seu Superapp Itaú nesta sexta-feira (25). Segundo o banco, a contratação pode ser feita direto no aplicativo, no menu “Crédito”, com estudo e aprovação do crédito em poucos minutos. O valor é creditado diretamente na conta do cliente, com desconto das parcelas em folha de pagamento.
Ainda de harmonia com o Itaú, os clientes que já possuem um empréstimo pessoal ativo ou o idoso consignado no banco também poderão transmigrar para a novidade modalidade por meio do app. “Isso significa que nossos clientes sempre terão aproximação a uma taxa mais vantajosa do que do crédito já contratado.
O Banrisul também vai permitir, a partir de hoje, a contratação da novidade traço de crédito diretamente no aplicativo do banco. Segundo o banco, o empréstimo poderá ser contratado em até 48 meses, com taxas a partir de 2,83% ao mês (mas com condições sujeitas a estudo de crédito). “Depois a aprovação, o moeda entra instantaneamente na conta. A operação pode ser realizada todos os dias da semana, a qualquer momento”, afirmou o Banrisul em nota.
Em nota, o Bradesco informou que “está trabalhando para ofertar o crédito consignado CLT nos canais próprios do Banco o mais breve provável“. “No momento, a traço segue disponível na CTPS do dedo”, disse o banco.
O que é o novo consignado?
O programa Crédito do Trabalhador foi criado a partir de uma Medida Provisória (MP). Por meio dela, profissionais do setor privado, incluindo trabalhadores rurais e domésticos, além de Microempreendedores Individuais, os MEIs, podem simular e contratar um empréstimo consignado por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Do dedo, o CTPS Do dedo, e agora por meio dos próprios bancos.
O consignado é um padrão de crédito com juros menores, uma vez que o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento do trabalhador. Portanto, o banco tem mais garantias do recebimento.
Neste programa, o trabalhador pode utilizar porquê garantia até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória em caso de deposição. No caso de desligamento, o desconto das parcelas restantes será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite legítimo.
Até logo, os consignados aconteciam por meio de convênios entre os bancos e as empresas que as pessoas trabalham, que ofereciam esse tipo de crédito para o funcionário. Agora, empregados de empresas menores e trabalhadores domésticos e rurais podem acessar essa modalidade por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Do dedo, que funciona porquê um “marketplace” com diferentes propostas de diferentes bancos.
Publicar comentário