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Pix: Bancos devem oferecer botão para responder transações, determina BC

Pix: Bancos devem oferecer botão para responder transações, determina BC

Pix: Bancos devem oferecer botão para responder transações, determina BC

Pix: Bancos devem oferecer botão para responder transações, determina BC

Os bancos e fintechs terão que disponibilizar na superfície Pix dos aplicativos um botão para que usuários contestem transações feitas pelo meio de pagamento momentâneo. O processo, que requer ajuda humana de um operador para bloquear transações, vai ser automatizado a partir de outubro, conforme determinou o Banco Meão nesta quinta-feira (28).

O botão deve funcionar porquê novo meio por onde a vítima poderá solicitar reembolso dos valores de Pix fraudados. O BC recebe as denúncias pelo Mecanismo Privativo de Reembolso (MED) do Banco Meão, que coleta informações sobre contas e valores suspeitos movimentados pelo Pix das instituições financeiras.

Em transmitido, a poder mediano do sistema financeiro diz que a facilidade do MED para gelificar contas e repor os valores vai aumentar.

“O autoatendimento do MED dará mais facilidade e velocidade ao processo de oposição de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda possuir recursos na conta do fraudador para viabilizar a reembolso para a vítima”, diz o BC.

A norma que faz mudanças no autoatendimento do MED foi publicada pelo BC nesta quinta-feira.

Prazo de reembolso de Pix suspeito será de até 11 dias depois denúncia

O BC reconhece a vazio na reembolso de valores pelo MED atualmente. Se uma vítima faz uma denúncia envolvendo uma transação suspeita ao banco, a conta que foi escopo da reclamação geralmente é encontrada sem valor nenhum, porque criminosos movimentam os recursos para fora dela o mais rápido verosímil.

“Com os aprimoramentos, o MED vai identificar possíveis caminhos dos recursos”, diz a instituição. A facilidade vai permitir que a vítima receba os recursos fraudados em até 11 dias depois a denúncia.

O MED funciona assim hoje: a instituição bancária analisa o caso da vítima em 7 dias. Se permanecer provada a fraude, em 96 horas o cliente recebe o quantia disponível na conta que foi bloqueada.

Se a conta inicialmente denunciada não tiver o saldo suficiente, no entanto, o banco tem até 90 dias para restituir todo o valor à vítima.

A adoção do novo prazo para repor valores pelo MED pode ser feita de forma facultativa por bancos e fintechs a partir de 23 de novembro. Essa adesão se torna obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026.

“O BC espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a reembolso de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes”, conclui o Banco Meão em nota.

Vale sobresair que o MED também pode ser usado em casos de lapso operacional que resultem na perda de valores em transações do Pix.

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Pix: Bancos devem oferecer botão para responder transações, determina BC — Foto: Bruno Peres / Filial Brasil

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