Plataforma ajuda investidor a examinar fundos imobiliários
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/I/9/nrU2IKTAWNfO83eJy9Uw/brick360-eixos.jpeg?ssl=1)
Investir em fundos imobiliários é, para muitos, uma tarefa bastante complexa. Além da imensa variedade de fundos disponíveis, as análises técnicas, as siglas e os jargões de mercado são, muitas vezes, uma verdadeira pedra no sapato dos investidores. Foi com o propósito de romper com essa sofisticação e facilitar a jornada de investimentos em fundos imobiliários que a Brick360 nasceu.
“Mais de um terço da população brasileira poupa com o objetivo de comprar um imóvel, mas é difícil acessar o mercado imobiliário hoje em dia por culpa do valor mínimo muito proeminente. E os fundos imobiliários, que surgem uma vez que uma selecção, são acessados por menos de 1,5% dos brasileiros. Nos Estados Unidos, por exemplo, 45% dos americanos investem em REITs [primos-gringos dos fundos imobiliários]”, destaca Elias Lima, idealizador e presidente da Brick360.
Com a utilização da perceptibilidade sintético, a metodologia aplicada pela plataforma consiste na avaliação de mais de 50 critérios relacionados aos fundos imobiliários a partir de cinco eixos principais: números financeiros, imóveis, inquilinos, gestores, riscos e projeções.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/I/9/nrU2IKTAWNfO83eJy9Uw/brick360-eixos.jpeg)
Lima conta que, durante o desenvolvimento da plataforma, foi feito um mapeamento sobre as dificuldades dos investidores para entender o que, de veste, os impede de investir em fundos imobiliários. “A maior dor foi não ter conhecimento técnico, além de ter muito acrônimo, muita {sigla} que as pessoas não entendem”, comenta Lima.
Foi a partir desse levantamento que a equipe criou a “estudo simplificada”, que consiste em uma série de perguntas e respostas sobre um fundo imobiliário. Entre elas estão: “o fundo está barato ou custoso?”, “o fundo paga bons aluguéis?”, “o fundo apresentou um bom retorno?”, “o fundo tem muitos imóveis desocupados?”.
Outras funcionalidades são o gráfico de momento, ilustrado com as cores de um semáforo (verdejante, amarelo e vermelho), que mostra para o investidor se é o melhor cenário para investir em um fundo imobiliário, e o medidor de risco do fundo, no qual 1 é a pior nota e 5 é a melhor nota provável. A plataforma também permite confrontar um fundo imobiliário com outro de mesmo segmento ou de setor dissemelhante.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/Z/u/nx3FhyQHGEj1o0TOoyuA/brick360-comparacao-entre-fundos.jpeg)
Para aqueles que não querem ter nem o trabalho de examinar os dados, o serviço oferece a “carteira gold”, que consiste em um portfólio com os fundos mais muito pontuados. Só os quatro melhores fundos de cada setor entram na carteira. Em breve, a plataforma também vai colocar à disposição dos clientes diferentes carteiras de fundos imobiliários a partir do perfil de risco: conservador, moderado e arrojado.
No último mês, a Brick360 comprou o Mundo.FII, um dos portais mais tradicionais sobre fundos imobiliários do Brasil, com mais de 10 milénio usuários ativos, com a finalidade de gerar sinergias entre as duas plataformas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/V/z/OlTYGETKKVRB3RqqW0Sg/gettyimages-477816771.jpg)
                                                                                
                                    
                                    
                                    
                                    
Publicar comentário