×

Qual CDB de limitado prazo rende mais? Veja o comparativo entre bancos

Qual CDB de limitado prazo rende mais? Veja o comparativo entre bancos

Qual CDB de limitado prazo rende mais? Veja o comparativo entre bancos

Qual CDB de limitado prazo rende mais? Veja o comparativo entre bancos

Se você tem a possibilidade de deixar um dinheirinho parado por um tempo (seja em um período mais limitado, porquê três meses, ou um pouquinho mais longo, porquê um ano), leste pode ser um bom momento para investir em um Certificado de Repositório Bancário (os famosos CDBs). Com a Selic em 14,25% ao ano, os rendimentos desses produtos de renda fixa tem ficado cada vez mais atrativos. Não à toa, há alguns meses eles ocupam a liderança dos ativos mais procurados pelos investidores na internet, segundo o buscador Yubb. E, segundo um levantamento feito pela Quantum Finance com exclusividade para o Valor Investe, tem “bancão” tradicional oferecendo rendimentos de mais de 100% do CDI. Aquém, trazemos um comparativo do que há no mercado.

Para encetar, é preciso entender porquê funcionam os Certificados de Depósitos Bancários. A grosso modo, esses ativos são porquê um “empréstimo” do investidor ao banco que emite aquele papel. O rendimento mais geral é oferecido por uma porcentagem do CDI (Certificado Repositório Interbancário, taxa que segue de perto a Selic).

Considerando os últimos 12 meses, um CDB que rendeu 100% do CDI nesse período entregou, portanto, 11,28%. É válido evidenciar, no entanto, que esse percentual varia conforme a Selic. Se a taxa básica de juros permanecer em 14,25% ao ano (patamar atual), um investimento que rende 100% do CDI irá entregar, daqui a 12 meses, uma rentabilidade de 14,15% nesse um ano.

No entanto, existem ainda outras formas de remuneração que o banco pode usar além de um percentual do CDI. Há, por exemplo, a possibilidade de remunerar a uma taxa prefixada (ou seja, já conhecida na hora que o investidor compra aquele ativo, assim porquê acontece em alguns títulos públicos), ou até mesmo com a variação do CDI ou do IPCA (índice solene de inflação do país) mais um determinado percentual.

É importante evidenciar que, segundo analistas, os bancos maiores e mais tradicionais normalmente oferecem uma remuneração inferior ou até 100% do CDI para produtos com liquidez, por terem menor risco. Na prática, é porquê se o investidor estivesse “trocando” mais segurança por menos rentabilidade. Por outro lado, os bancos pequenos e médios (que representam um pouco mais de risco) podem remunerar até mais de 120% do CDI.

Mas finalmente, qual CDB rende mais?

A pedido do Valor Investe, a Quantum Finance fez um levantamento comparando os CDBs emitidos por 10 instituições diferentes. Mas o que entrou nessa conferência?

  • CDBs registrados na B3 e emitidos por essas oito instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federalista, Bradesco, Itaú, Santander, Nu Financeira (associada ao Nubank,) Banco XP e Banco BTG Pactual
  • CDBs dos quais rendimento é um percentual do CDI
  • CDBs de prazos de vencimento de três, seis e 12 meses (e, portanto, sem liquidez diária, aqueles em que o investidor consegue transpor a qualquer momento)


No prazo de três meses, o vencedor foi o CDB do Banco XP, que oferece um rendimento de 102,25% do CDI no período.

Para se ter uma teoria, um CDB que nos últimos três meses rendeu 102,25% do CDI entregou um proveito de 3,06% nesse período, segundo cálculos do Valor Data. Caso a Selic permaneça em 14,25% ao ano (o que, é importante evidenciar, não é provável, já que o Banco Medial já avisou que a taxa básica de juros deve voltar a subir), um CDB com esse retorno irá ter uma rentabilidade de 3,44% em três meses.

Na sequência, vêm os CDBs do BTG Pactual e o Santander, que têm 101,5% do CDI, e o Banco do Brasil, que tem 97,5% do CDI.

CDBs com prazo de três meses

Banco Emissor Prazo Retorno
Banco XP 3 meses 102,25% do CDI
Banco BTG Pactual 3 meses 101,5% do CDI
Santander 3 meses 101,5% do CDI
Banco do Brasil 3 meses 97,5% do CDI

No prazo de seis meses, o Banco XP também leva a melhor, com rendimento de 102,75%. Nos últimos seis meses, um CDB com esse retorno entregou em torno de 5,91% nesse período, de pacto com o Valor Data. Caso a Selic continue em 14,25% ao ano, esse retorno será de 7,03% em seis meses.

O CDB do BTG Pactual aparece na sequência, com 101,75% do CDI, seguidos de Nu Financeira e Santander, com 101,5% do CDI e Banco do Brasil, com 97,5% do CDI.

CDBs com prazo de seis meses

Banco Emissor Prazo Retorno
Banco XP 6 meses 102,75% do CDI
Banco BTG Pactual 6 meses 102,25% do CDI
NU Financeira 6 meses 101,5% do CDI
Santander 6 meses 101,5% do CDI
Banco do Brasil 6 meses 100% do CDI

No prazo de 12 meses, no entanto, o CDB da Nu Financeira leva a melhor, com 105% do CDI.

Nos últimos 12 meses, um CDB que rendeu 101,5% do CDI entrou uma rentabilidade de 11,84%. Caso a Selic continue em 14,25% ao ano, esse CDB renderá 14,85% ao ano.

CDBs com prazo de 12 meses

Banco Emissor Prazo Retorno
NU Financeira 12 meses 105% do CDI
Banco XP 12 meses 104,5% do CDI
Banco BTG Pactual 12 meses 103,25% do CDI
Santander 12 meses 102,5% do CDI
Banco do Brasil 12 meses 101% do CDI
Caixa Econômica Federalista 12 meses 101% do CDI
Bradesco 12 meses 100,5% do CDI
Itaú Unibanco 12 meses 98% do CDI

estrela Qual CDB de limitado prazo rende mais? Veja o comparativo entre bancos
rating ranking estrela subida — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário