Quando vou receber a restituição do Imposto de Renda 2025? Veja datas
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A restituição do Imposto de Renda 2025 vai ser feita em 5 datas. O pagamento do primeiro lote vai ser feito em 30 de maio para 6,2 milhões de contribuintes do chamado grupo prioritário (veja mais inferior neste texto quem recebe agora).
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Quem não foi contemplado, terá de esperar até o término do próximo mês para saber quando o verba cai na conta. Lembrando que se o tributário está “Em Fileira para Restituição”, ele vai receber o verba de volta, revisto pela taxa Selic, em uma das datas de restituição inferior:
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025?
- 1º lote de restituição – 30 de maio
- 2º lote de restituição – 30 de junho
- 3º lote de restituição – 31 de julho
- 4º lote de restituição – 29 de agosto
- 5º lote de restituição – 30 de setembro
Porquê consultar a restituição do IR
Para saber se vai receber a restituição do imposto de Renda no primeiro lote, o tributário deve fazer a consulta simples no site www.restituicao.receita.quinta.gov.br. Basta informar o CPF, a data de promanação e o o ano do treino da enunciação (2025).
O pagamento do primeiro lote, dos cinco previstos para nascente ano até setembro (veja calendário inferior), vai ser feito em 30 de maio – mesmo dia que termina o prazo para declarar o IR 2025.
O verba vai tombar na conta ou na chave pix indicada na enunciação de 6,2 milhões de contribuintes, totalizando R$ 11 bilhões, o maior valor pago em um lote de restituição na história.
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A consulta pode ser feita também por meio do aplicativo Receita Federalista, com versão para tabletes e smartphones dos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Nele é provável fazer a consulta simples, no ícone que aparece na primeira tela ou com login e senha do Gov.br.
Quem recebe a restituição no primeiro lote?
O primeiro lote de resituição vai ser pago para os contribuintes com prioridade permitido. Vão receber o verba em 30 de maio: 240.081 milénio idosos supra de 80 anos, 2.346.445 milhões de pessoas entre 60 e 79 anos, 199.338 milénio contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 1.096.168 milhão de contribuintes cuja maior nascente de renda seja o magistério.
Além destes, 2.375.076 milhões de restituições vão ser pagas a contribuintes que não possuem prioridade permitido, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Enunciação pré-preenchida e tenham optado por receber a restituição via PIX.
Contribuintes que recebem a restituição no primeiro lote:
- 240.081 milénio idosos supra de 80 anos;
- 2.346.445 milhões contribuintes entre 60 e 79 anos
- 199.338 milénio pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.096.168 contribuintes cuja maior nascente de renda seja o magistério, e
- 2.375.076 contribuintes que fizeram a pré-preenchida e indicaram o Pix para restituição.
Não vai receber no primeiro lote? Entenda o status da enunciação
Depois de declarar o Imposto de Renda e consultar a restituição, o tributário se depara com as mensagens “Processada, em fileira de restituição” ou “Sua enunciação está na base de dados”, entre outras, e não sabe o que isso quer proferir.
No caso de ‘Processada, em fileira de restituição’, por exemplo, significa que a receita recebeu a enunciação do tributário, processou os dados e, agora, ele está na fileira para receber a restituição do Imposto de Renda – ou seja, o verba que pagou a mais de volta. Porém, não dá para saber em qual lote ele vai receber.
Já o termo “Com pendências” requer mais atenção, porque indica que o tributário caiu na “malha fina”, e, por isso, deve revisar os documentos entregues na enunciação e retificar a mesma.
Para saber o status da enunciação e os detalhes de eventuais pendências, é necessário entrar no portal e-Cac, fazer o login com a conta Gov.br e clicar em Meu Imposto de Renda. Na próxima tela, a pessoa vai poder ver o status da enunciação. Veja mensagens mais comuns inferior:
- Se chegar a mensagem “Em processamento”, a enunciação foi recebida
- Se chegar a mensagem “Processada”, a enunciação foi computada
- Se chegar a mensagem “Em fileira de restituição”, está tudo perceptível
- Se chegar a mensagem “Com pendências”, você caiu na Malha Fina
- Se chegar a mensagem “Em estudo”, você deve apresentar os documentos solicitados em notificação enviada pela Receita ou os seus dados entregues ainda estão em estudo
- Se chegar a mensagem “Retificada”, a enunciação anterior foi corretamente substituída pela novidade enunciação retificadora
- Se chegar a mensagem “Cancelada”, a enunciação foi anulada pelo tributário ou pela Receita
- Se chegar a mensagem “Tratamento manual”, a enunciação está sendo avaliada pelo órgão
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