×

Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?

Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?

Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?

Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?

Olá, Pessoal! Muito em breve, o Valor lançará um conjunto de ferramentas de investimentos muito legítimo e inovadora, que chegará com muita informação para contribuir com a sua tomada de decisão de investimento e embasar suas estratégias: o Valor One. Dentre muitas ferramentas que serão disponibilizadas (incluindo diversos cursos de altíssimo padrão para você aprender), eu compartilharei mensalmente por lá seis carteiras de investimentos que estudei e desenvolvi. Já, inclusive, compartilhei os resultados de algumas delas por cá. Na pilar de hoje, compartilharei a uma estratégia ao mesmo tempo simples (com poucos ativos) e eficiente construída para desancar o mercado (cá representado pelo IFIX – Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários da B3): a “Carteira CHC Momentum Smart Beta – Fundos Imobiliários”.

A estratégia procura conquistar o fator momentum de forma estratégica no mercado de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) e assim obter ganhos consistentes no médio e no longo prazo utilizando o que há de mais avançado em técnicas quantitativas de gestão de investimentos.

A estratégia possui rebalanceamento mensal e foi desenvolvida para quem quer ter em seu portfólio de investimentos o risco do setor imobiliário da forma “Totalidade Return Long-Only”, ou seja, que busque o maior retorno verosímil ao longo do tempo com posições compradas somente (isto é, sem vendas a revelado). O universo de FIIs selecionáveis pela estratégia é constituído por todo fundo imobiliário listado na B3 que tenha distribuído dividendos por 24 meses consecutivos até portanto.

Outrossim, um filtro de liquidez também é aplicado para prometer que a estratégia seja implementável: tomamos somente os fundos com volume financeiro no mês supra do volume financeiro médio de todos os fundos imobiliários listados. Para selecionar os papéis iniciais do mês, a estratégia utiliza técnicas quantitativas e sistemáticas originais que historicamente se mostram robustas e eficazes. Com isso, vieses psicológicos e comportamentais não têm a menor interferência sobre a estratégia.

O algoritmo foi desenvolvido por Luis Henrique Barreto (consultor da CHC Finance) e por mim. A pesquisa foi desenvolvida no contextura da dissertação de mestrado do Luis, portanto orientado por mim no Coppead (UFRJ) e resultou em um cláusula científico publicado na conceituada Revista de Contabilidade e Finanças da Universidade de São Paulo (USP) – “Dividend-Yield Variation as a Predictor in Momentum Strategies: Analysis of Brazilian REITs”, Vol. 34, Nº 91, páginas 1–18, 2023. Toda a metodologia, portanto, pode ser encontrada neste cláusula científico, muito uma vez que o embasamento conceitual e estudos de backtests.

É importante ressaltar que a estratégia foi concebida para gerar retornos superiores ao índice IFIX no médio e, principalmente, no longo prazo. Não obstante e de forma bastante procedente, haverá meses em que ela perderá para o índice IFIX. A tábua a seguir apresenta a rentabilidade em janeiro deste ano, muito uma vez que rentabilidades anuais e a rentabilidade totalidade desde 2020 (frise-se: o backteste anterior a 2020 é ainda melhor). Em sua última risco, a tábua mostra volatilidades anualizadas, tendo estas sido calculadas uma vez que o desvio-padrão dos retornos mensais (desde 2020) multiplicado pela raiz quadrada de 12 meses.

campani-1 Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?
rentabilidades — Foto: Carlos Heitor Campani

Em todos os anos, nossa estratégia bateu o IFIX. Perceba que a volatilidade da carteira acaba sendo ligeiramente superior à volatilidade do IMBB11, porém entrega uma rentabilidade bastante superior, demonstrando o mercê da diversificação e a eficiência da carteira. Note também que o risco é bastante compensado, pois sua rentabilidade supera a do IFIX em todos os anos considerados. O gráfico a seguir apresenta a evolução histórica teórica da estratégia e do IFIX. Ambas as curvas iniciam da referência 100.

cmpani-2 Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?
evolução histórica teórica da estratégia e do IFIX — Foto: Carlos Heitor Campani

Mais informações relevantes a saudação da estratégia são disponibilizadas a seguir para o período desde janeiro de 2020. A interdependência mensal se dá com o IFIX, muito uma vez que o número de meses com rentabilidades supra ou aquém deste índice. Perceba que a subida interdependência, neste caso, é positiva pois indica que a nossa estratégia segue o mercado de FIIs, porém se beneficia da escolha eficiente dos seus ativos, que rendem, em média, supra do mercado.

campani-3 Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?
Informações relevantes a saudação da estratégia são disponibilizadas — Foto: Carlos Heitor Campani

Por término, dou um spoiler da carteira para fevereiro aquém. Quem assinar o Valor One, terá a carteira em todo início de mês para que possa seguir a estratégia tranquilamente. Por simplicidade, a estratégia terá sempre 10 fundos iniciando o mês com os mesmos pesos (ou seja, mesmos valores investidos). Isso foi profundamente pesquisado e a desfecho é de que com somente 10 FIIs, você já consegue performar supra do mercado (uma vez que, aliás, demonstram os resultados).

campani-4 Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?
Carteira para fevereiro — Foto: Carlos Heitor Campani

Fiquem atentos e se conectem comigo nas redes sociais (@carlosheitorcampani) para escoltar todo o meu trabalho. Ah, tenho também um meio no Youtube, através do qual posto semanalmente miniaulas: você pode querer seguir o meio, através do qual busco compartilhar bastante conhecimento para contribuir positivamente com a jornada de investimentos de vocês.

Um possante e respeitoso amplexo

* Carlos Heitor Campani é PhD em Finanças, CNPI, Diretor Acadêmico da iluminus – Liceu de Finanças, Sócio da CHC Finance e da Four Capital, além de Pesquisador da ENS – Escola de Negócios e Seguros.

colunista-carlos-heitor-campani Quem aí gosta de investir em fundos imobiliários?
Carlos Heitor Campani

source

Publicar comentário