Suplente de emergência: porquê aproveitar juros altos de um jeito fácil?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/g/R/QAUnp2RB6C2PjIuOpZJw/reserva-de-emergencia.jpg.png?ssl=1)
A Selic em 15% ano – maior patamar em quase 20 anos – e pressões inflacionárias difíceis de sofrear, leste é um bom momento para montar ou substanciar a suplente de emergência.
A suplente de emergência é importante em qualquer planejamento financeiro. Ela serve de proteção para mourejar com situações não programadas ou eventos inesperados porquê perda de renda, deposição, problemas de saúde, conserto do carruagem ou reformas urgentes em mansão. Ou por outra, proporciona mais tranquilidade para tocar projetos de limitado e médio prazo.
LEIA TAMBÉM:
– Quais são as melhores opções na renda fixa hoje?
Segundo especialistas em finanças pessoais, não existe uma fórmula única. O ideal é estimar a situação de cada pessoa ou família. Ainda assim, porquê uma referência, recomenda-se que essa suplente seja suficiente para deter 6 e 12 meses das despesas fixas mensais.
💰📈Porquê surfar nos juros altos?
Com a taxa básica de juros nas alturas, deixar o quantia parado na conta manante ou “debaixo do colchão” significa desperdiçar oportunidades de ganhos consistentes e ainda perder o poder de compra.
Já quem investe de forma estratégica consegue um tanto privativo nos dias de hoje – rentabilidade real (supra da inflação), liquidez e inferior risco. Tudo isso ao mesmo tempo e sem complicação nenhuma. Uma das formas mais práticas, seguras e eficientes de fazer isso é por meio de fundos de renda fixa DI.
Esses fundos investem majoritariamente em títulos públicos e buscam seguir o desempenho do CDI (Certificado de Repositório Interbancário), indicador que anda lado a lado com Selic, portanto, são opções conservadoras.
Mas porquê encontrar os melhores fundos DI?
Apesar das semelhanças, os fundos DI se diferenciam entre si em aspectos importantes: o próprio retorno – mesmo com pequenas variações–, taxas de governo, aplicações iniciais mínimas e prazos de resgate.
Para pesquisar fundos de renda fixa DI, basta acessar o Tela de Fundos, utensílio inspirada no Guia de Fundos do Valor Econômico, que permite filtrar e explorar produtos por tipos.
Um dos diferenciais é o Ranking Valor de Consistência, que atribui de uma a quatro estrelas aos fundos com melhor desempenho ajustado ao risco, considerando sucessivas janelas temporais.
Tem ainda o Ranking Valor de Rentabilidade nos últimos 36 meses, com ponderação pelo risco, sendo que os fundos com 10 barras roxas estão entre os 10% com maiores performances. No caso aquém, com dados fechados até maio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/g/R/QAUnp2RB6C2PjIuOpZJw/reserva-de-emergencia.jpg.png)
Para escolher fundos com base em dados consistentes, acesse o Valor One. Ferramentas porquê o Ranking de Fundos ajudam você a investir melhor e estão disponíveis a partir do projecto Basic.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/B/W/5iE5cVSxWHqCNrfzbvNQ/selic-apostas-getty-images.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/z/6/wMJk9nQbKVyJUudLWp5A/logo-jornada.png?ssl=1)
Publicar comentário