×

Selic subida e término da isenção das LCIs e LCAs: quais são as melhores opções na renda fixa hoje?

Selic subida e término da isenção das LCIs e LCAs: quais são as melhores opções na renda fixa hoje?

Selic subida e término da isenção das LCIs e LCAs: quais são as melhores opções na renda fixa hoje?

Selic subida e término da isenção das LCIs e LCAs: quais são as melhores opções na renda fixa hoje?

Com a Selic em patamar ressaltado por mais tempo e a inflação ainda resistente no país, os ativos de renda fixa continuam atrativos para os investidores, oferecendo retornos robustos, incorrendo menos riscos do que a renda variável.

🥇Campeãs da renda fixa

Porém, algumas mudanças devem impactar esse segmento. Isso porque o governo lançou um novo pacote tributário por meio de uma Medida Provisória (MP), que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso vernáculo.

Essa MP prevê o término da isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos das LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), a partir de 1º de janeiro de 2026, determinando a incidência de uma alíquota de imposto de renda de 5%. No entanto, investidores que aplicarem nesses títulos até o término deste ano terão a isenção mantida até o vencimento dos papéis.

Ou por outra, conforme a MP, deverá ser instituída a alíquota única de 17,5% de IR sobre aplicações financeiras porquê CDBs (Certificados de Repositório Bancário) e títulos do Tesouro. Isso vale também para fundos de renda fixa, que terão os rendimentos tributados a 17,5% e seguirão com o come-cotas.

Em outras palavras, se aprovada, acabará a tábua regressiva de IR, que vigora hoje com alíquotas decrescentes de congraçamento com o prazo das aplicações: 22,5% para resgates em até 180 dias, 20% entre 181 e 360 dias, 17,5% entre 361 e 720 dias, e 15% para resgates em seguida 721 dias. Portanto, essa lógica pode deixar de subsistir, com uma alíquota única. Neste caso, a novidade regra deve valer inclusive para investimentos feitos até 31 de dezembro deste ano, ou seja, todo rendimento resgatado a partir de 2026 deverá ser tributado pela novidade alíquota fixada, independentemente do tempo de emprego.

🏆Melhores aplicações de renda fixa hoje

Diante desse cenário de taxa básica da economia nas alturas e alterações tributárias no radar, quais as melhores opções de renda fixa hoje?

As mudanças na tributação dos investimentos só vão valer se a Medida Provisória for aprovada pelo Congresso, o que depende de fala política e tem um contexto ainda incerto para suceder.

Mas, mesmo antes das propostas do governo entrarem em cena, os investidores já enfrentam desafios para fazer boas aplicações. O mercado oferece uma volubilidade de alternativas que exigem estudo criteriosa. Ou por outra, é difícil confrontar rendimentos “de bate-pronto” — porquê colocar lado a lado, por exemplo, um CDB tributado pela tábua regressiva de IR (a chamada escadinha) com uma LCI, que hoje é isenta de imposto.

Mas com a Calculadora de Renda Fixa do Valor One – plataforma inovadora do Valor que reúne uma série de ferramentas que auxiliam nas decisões de investimentos–, na superfície de Opções Avançadas, investidores porquê você podem colocar os parâmetros de rentabilidade e prazos dos ativos oferecidos pelos bancos ou corretoras e, assim, fazer comparações com facilidade.

Na Calculadora de Renda Fixa do Valor One também é verosímil utilizar os parâmetros padrões da utensílio, que são programados por especialistas do Valor, para ter uma visão de porquê anda o mercado.

Por exemplo, em uma simulação com investimento de R$ 1.000 em 12 meses, revelamos quais ativos entregam hoje maiores ganhos. Isso conforme as regras atuais de tributação.

imagem4 Selic subida e término da isenção das LCIs e LCAs: quais são as melhores opções na renda fixa hoje?
Calculadora de Renda Fixa do Valor One — Foto: Reprodução / Valor One

Segundo analistas, é interessante variar em renda fixa, combinando diferentes tipos de ativos, prazos e liquidez, conforme objetivos variados – porquê suplente de emergência, preservação do poder de compra e planos para o horizonte.

As ferramentas são sempre atualizadas por um time de especialistas do mercado e desenvolvedores, sempre acompanhando as mudanças nas regras. A Calculadora de Renda Fixa, por exemplo, poderá ser adaptada a partir de 2026, caso as novas medidas tributárias sejam aprovadas. A ver.

source

Publicar comentário